Foi anunciado o restyle da pickup BT-50. Este veículo está actualmente à venda em poucos mercados tendo o lançamento sido realizado para já no México e Austrália. Deixamos aqui algumas imagens seguidas de um breve vídeo de apresentação.
Fotos Mazda México
Fotos Mazda Austrália
O vídeo tem algumas referências históricas embora não totalmente correctas pois consideramos muito diferente a Série B desenvolvida pela Mazda do producto que agora se apresenta de origem Isuzu.
A Mazda fez mais um registo de modelo na Europa. Foi registada a designação CX-6e que não é difícil de traduzir para a possibilidade de estar a caminho mais um SUV elétrico.
Alguns leitores poderão não saber que o sucessor do Mazda6 ou EZ-6 será produzido na China pela Changan, uma marca que tem produção própria para além de uma parceria de longa data para a produção de veículos Mazda em território chinês. Pela primeira vez será o parceiro Chinês a produzir algo próprio para a Mazda em vez de apenas replicar o producto feito em Hiroshima.
Ocasião para dar a conhecer o irmão chinês do Mazda EZ-6. O Deepal SL03 é um modelo lançado algum tempo antes no mercado asiático e assenta na mesma plataforma EPA1. As proporções e demais semelhanças permitem perceber a mesma origem. Basta comparar com as fotos exteriores e de interior com o nosso artigo anterior.
Pensando já nos próximos passos, partilhamos aqui o que poderá ser a base do CX-6e. Trata-se do Deepal S07. É um SUV que usa a mesma plataforma e com o mesmo posicionamento de mercado pelo que não nos admirariamos muito se esta for a base para o futuro SUV eléctrico da Mazda.
Deepal S07
O grupo Changan tem ainda outras marcas com as quais segue a mesma lógica. Ainda usando a plataforma EPA1 comercializa o Qiyuan A07 e a sua versão SUV Qiyuan E07.
O mercado Europeu começa a ser invadido por propostas chinesas e não nos parece descabido que a Mazda delegue num parceiro desse país a produção deste tipo de propostas.
O EZ-6 só começará a ser vendido na China este mês pelo que aguardemos as apresentações europeias destes modelos e a confirmação se irão estar ou não disponíveis em Portugal.