Translate

sexta-feira, 19 de abril de 2013

10º aniversário do lançamento do RX-8

Não há muitos dias, dávamos conta dos 35 anos do lançamento do RX-7. Em Abril de 2003 a Mazda lançava um sucessor, o RX-8. Finalmente uma resposta aos apreciadores do motor rotativo que viam o RX-7 há anos no mercado sem nenhuma nova versão.
No entanto o conceito do RX-8 foi em muitos aspectos diferente uma vez que se apresentou como um 2+2 lugares e 4 portas das quais as pequenas portas traseiras só podem ser abertas depois de abertas as da frente.

RX-8 versão pré-produção





Em termos de design foi amplamente reconhecido e uma lufada de ar fresco na imagem da Mazda. O motor também ganhava elogios graças a uma serie de desenvolvimentos que minimizaram alguns dos pontos negativos apontados aos anteriores Wankel como são por exemplo o consumo excessivo de óleo. O novo motor RENESIS venceu inclusive o prémio "2003 International Engine of the Year" e o prémio "RJC Technology of The Year".



O próprio RX-8 venceu em 2004 o "RJC Car of The Year". Um carro marcante na altura do seu lançamento e já lá vão 10 anos. Em 2009 houve um restyle ao modelo mas poucos anos mais tarde, já em 2012, a Mazda cancelou a sua produção e os desenvolvimentos num novo modelo com motor rotativo são desde então uma incógnita com noticias constantemente contraditórias sobre se voltará a haver um Mazda "RX" ou não.

RX-8 restyle 

RX-8 Spirit R versão especial de fim de produção

Sem comentários:

Enviar um comentário