Este modelo foi o primeiro veículo em serie da Mazda a usar motor rotativo. Foram produzidos apenas 1.176 unidades o que faz do 110S uma raridade. No entanto há registo de pelo menos uma unidade em vermelho avistada no nosso país, o que não quer dizer que não haja outras mais longe dos olhares...
Após tentativas de várias marcas para tornar o uso do motor rotativo viável, a Mazda foi a única que manteve a aposta e daí tirou dividendos com quase 2 milhões (1.997.365 para ser mais preciso!) de veículos equipados com este tipo de motor e vários sucessos alcançados na competição automóvel dos quais se destaca naturalmente a vitória de Le Mans em 1991.
Ao longo de 50 anos muitas foram as melhorias e as dificuldades ultrapassadas começando desde logo pela vibração do êmbolo que deixava marcas na câmara, passando pelo consumo excessivo de óleo até à necessidade de cumprir as constantes atualizações dos regulamentos de emissões poluentes. |
O motor do 110S foi um 10A, o primeiro motor Wankel de 2 rotores que atingia precisamente 110cv. Mostrou-se à época um motor competitivo e bastante fiável. O desenvolvimento dos motores rotativos na Mazda desde então foi constante com a exploração do turbo, a admissão e exaustão laterais em vez de diretamente na câmara, a utilização de materiais mais leves e das tecnologia de informação quer no desenvolvimento das partes quer na gestão do funcionamento do motor. |
O último modelo no mercado com motor rotativo foi o Mazda RX-8 com motor Renesis, produzido até Junho de 2012 mas a espera por um novo modelo poderá acabar em breve. Tal como já anunciámos, um novo RX-7 deverá surgir por volta de 2020 e nestas comemorações dos 50 anos essa suspeita ficou ainda mais evidente com frases do tipo "It is our sincere hope that... a new chapter in the story of the rotary will be written,..."
Protótipos haviam sido desenvolvidos para utilização do Renesis com hidrogénio e dizia-se na altura ser um casamento perfeito. O facto de nestas comemorações dos 50 anos se voltarem a referir modelos como o RX-8 Hydrogen RE ou o Premacy Hydrogen RE Hybrid levam-nos a desconfiar que um novo modelo RX poderá ir buscar algo a estes dois mas será que a Mazda está disposta a arriscar e ir de tal forma "contra as convenções"?
|
Sem comentários:
Enviar um comentário