Translate
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
Onde é que eu já vi isto?
Em 1997 aparecia no mercado a nova geração do Mazda 121...
...que se diferenciava do Ford Fiesta da altura em pormenores muito subtis. Em 1999 houve até um restyle que não chegou a Portugal.
Em 2022 irá chegar o Mazda 2 Hybrid...
...e desta vez não houve o menor esforço em diferenciar os 2 "irmãos". Nas Américas, o Toyota Yaris de base Mazda 2 tem uma frente bastante distinta.
Já aqui tínhamos publicado uma foto de traseira do Mazda2 Hybrid mas contávamos que fosse feito algum trabalho de estética na parte da frente. Nota-se que se trata de um modelo lançado apenas para compensar no cálculo de emissões e fazer com que a marca não seja tão afetada pelas multas Europeias por ter uma gama maioritariamente com motores térmicos.
No interior as diferenças são igualmente nulas com exceção para o símbolo no volante. O próprio sistema de infoentretenimento não é nenhum dos MZD Connect mas sim o original da Toyota.
A Mazda informou ainda que o Mazda2 "original" continuará a ser vendido com o seu motor a gasolina Mild-Hybrid. Veremos se o 2 Hybrid seguirá as pisadas do 121, que apesar de menos vendido que o Fiesta, ainda se vai encontrando na estrada.
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Está para breve o Mazda CX-60
A Mazda comunicou recentemente a ofensiva SUV que tem planeada para os diferentes mercados. Só não seria de esperar que aparecessem tantos modelos ao mesmo tempo. Pouco depois do restyle ao CX-5, a Mazda revela o "americano" CX-50 e na mesma semana surgem as primeiras fotos-espia do CX-60. O próprio site da Mazda Portugal já tem referências ao futuro modelo uma vez que este será vendido no nosso país.
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
quinta-feira, 7 de outubro de 2021
Programa SUV na Mazda
A Mazda anunciou hoje o seu programa de lançamento de SUV's para os próximos 2 anos. Trata-se de um comunicado de imprensa que tomou de assalto os canais oficiais e as redes sociais da marca nos vários países todos partilhando o que se resume e complementa em seguida.
Denota-se que a aposta da marca irá continuar a ser nos "carros da moda", os Sport Utility Vehicles, com opções para todos os gostos. Salva-se o Mazda3, Mazda6 e claro, MX-5. Por outro lado o Mazda2 deverá passar a ser subcontratado à Toyota e de acordo com as primeira fotos espias, obtidas no nosso continente, com poucas (ou nenhumas) diferenças.
Ao nível do que a marca chama de veículos de pequena arquitectura, a gama deverá ser igual em mais ou menos todos os mercados. Na chamada grande arquitectura, a estratégia é ajustar as gamas aos mercados, indo no sentido oposto ao tomado nos últimos anos de aposta em produtos globais. Continuarão de qualquer forma a existir modelos específicos como por exemplo na China o CX-4 (ver mais aqui) e o CX-30 elétrico (na foto abaixo).
Fica também desfeito o mistério do artigo anterior relativamente ao modelo camuflado produzido na fábrica da Mazda e Toyota no Alabama. Trata-se do CX-50 e começará a sua produção em Janeiro com vista ao consumo interno apenas. Ficamos na expectativa de revelar o aspecto de todos estes novos modelos.
quinta-feira, 9 de setembro de 2021
Restyle ao Mazda CX-5
Vindas da China, chegam as primeiras imagens do re-style ao Mazda CX-5. A integração de elementos mais retangulares na grelha e faróis/farolins é a principal diferença.
A frente parece ter inspirações de duas grelhas muito diferentes como são a do CX-30, mais convencional Mazda, e a do MX-30 mais "diferente" à lá eléctrico.
Mantém-se portanto o mistério em relação ao modelo que há uns meses foi apanhado em testes nos EUA. A principal diferença para o modelo agora revelado está nas cavas das rodas quadradas. Deverá portanto ser um outro modelo talvez especifico do mercado Americano e produzido na fábrica de Alabama.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
30º aniversário da vitória nas 24h de Le Mans
Há 30 anos atrás, num Domingo, 23 de junho de 1991, o Mazda 787B equipado com um motor rotativo de 4 rotores foi o primeiro carro japonês a vencer a corrida de resistência francesa das 24 horas de Le Mans.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
Está a começar o IMSA 2021
Será no próximo fim de semana que decorrerá a primeira corrida do campeonato americano de velocidade, a única prova em que a Mazda tem participado oficialmente nos últimos anos.
O projeto de preparação de um carro para o TCR ficou pelo caminho (ver mais aqui) e mesmo no IMSA parece haver redução do envolvimento da marca tendo em conta que para 2021 está inscrita apenas uma viatura com o livery branco da Idemitsu e o nº 55. Os pilotos serão Oliver Jarvis, Harry Tincknell e Jonathan Bommarito
A qualificativa de ontem deixou alguma expectativa uma vez que o Mazda RT24-P irá partir da segunda posição.
A época passada terminou com o primeiro lugar nas 12h de Sebring, considerado um dos big-three em conjunto com as 24h de Le Mans e 24h de Daytona. Vejamos que resultados irá conseguir a Mazda em 2021.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
CX-30 numa Epic Drive
O Mazda CX-30 foi o protagonista de mais um desafio Mazda. De tempos a tempos, a marca promove road-trips onde põe os seus modelos à prova e os desafios foram evoluindo com o tempo e ajustados ao modelo e à mensagem que se pretende transmitir como veremos mais à frente. |
Para o CX-30 fazia sentido levá-lo a um lugar belo como o seu design e inóspito onde as características de SUV e o sistema i-Activ AWD pudessem sobressair. O destino foi o Cazaquistão.

Como dissemos este não foi o primeiro desafio a que a marca submete os seus modelos. Abaixo encontre um resumo das "Epic Drives" que destacámos.
1936 De Kagoshima a Tóquio Como campanha de lançamento dos primeiros veículos de 3 rodas da Mazda, 4 Type-KC e um Type-DC percorreram 2700kms entre Kagoshima (localizada no sul do Japão) e Tóquio. O desafio levou 25 dias a concluir mas chamou a atenção para a durabilidade destes modelos e abriu portas a outros desafios. |
1952 De Hiroshima a Tóquio Para promover o seu primeiro veículo com capacidade de carga de duas toneladas, os Type-CTL fizeram 1000kms entre Hirsohima e Tóquio carregados com a capacidade máxima e sempre com os motores a trabalhar mesmo em altura de substituição de pilotos. O desafio levou 31 horas e 16 minutos a concluir. Houve inclusive um passatempo com 80.000 participações das quais 79 premiados acertaram no tempo exato que o desafio acabaria por durar. |
1977 323 de Hiroshima a Frankfurt Sob o lema "Em 5 semanas metade do mundo", o Mazda 323 geração FA faz a sua estreia nas viagens de Hiroshima até à Alemanha para presença no salão automóvel de Frankfurt IAA de 1977. |
1990 626 de Hiroshima a Leverkusen Anos mais tarde a Mazda decide reviver o desafio de 77 com o pretexto de celebrar a queda do muro de Berlim. Quatro 626 foram de Hiroshima a Leverkusen na Alemanha acompanhados de duas Mazda E2200 que foram simultaneamente a primeira equipa de filmagens ocidental com permissão para filmar na Rússia. |
2013 Mazda Route3 O Mazda3 faz pela terceira vez a viagem Japão - Alemanha com a participação de jornalistas e fãs da marca de todo o mundo que iam fazendo pequenos troços do percurso. Entre os participantes vários portugueses incluindo Luís Ventura do Mazda Clube Portugal. Ver mais aqui e vídeos aqui |
2018 CX-5 no Lago Baikal Todos os anos o maior lago do planeta, património da UNESCO, congela tornando-se numa verdadeira estrada que ainda assim não deixa de ser um local de condições adversas. O Mazda CX-5 serviu de veículo para belas filmagens dirigidas pelo realizador Ed Bazalgette. Ver vídeo aqui |