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quarta-feira, 16 de agosto de 2017

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Visão a longo prazo da Mazda com motor revolucionário

Agosto está a ser um mês de definição estratégica para a Mazda. Esta semana foi apresentada a visão a longo prazo da marca com o nome "Zoom-Zoom Sustentável 2030". A designação denuncia que se trata de uma estratégia de continuidade na qual os termos Zoom-Zoom, Kodo e Skyactiv se irão manter com as devidas atualizações.

Em termos de representação gráfica mantém-se a utilização de uma árvore, cada vez mais crescida, na qual agora se lê "Terra", "Sociedade" e "Pessoas".
  • A Terra representa a preocupação ecológica com a definição de metas claras para redução da pegada ambiental em tudo o que é relacionado com a utilização do automóvel, desde a extracção de petróleo para combustível ou electricidade até ao seu desmantelamento, etapa na qual os veículos elétricos ainda não respondem cabalmente ao que fazer quando chega a hora reciclar baterias. A Mazda acredita que nos próximos anos os veículos a combustão continuarão a ser grande maioria e que por isso merecem o investimento.
  • A Sociedade representando a qualidade de vida que primeiro, os sistemas de segurança, e segundo, a condução autónoma, irão trazer. No primeiro ponto com a expansão dos sistemas i-Activsense a todos os modelos e mercados e no segundo ponto através de um programa já em curso chamado Mazda Co-Pilot Concept que deverá mostrar os seus frutos em 2020 para aplicação prática em 2025.
  • As Pessoas pelo que diz respeito ao prazer de condução ou Jinba-ittai que continuará a regrar o desenvolvimento dos novos modelos. Não se espere por exemplo que o programa referido no ponto anterior vá substituir o ser humano enquanto condutor. Mais uma vez a abordagem da Mazda é diferente e por isso lhe chama co-piloto. A Mazda acredita que as pessoas têm prazer a conduzir por isso o sistema irá apenas monitorizar a condução e só atuar em situações inesperadas, como uma perda súbita de consciência, na qual o carro substituirá o condutor, contactará automaticamente os serviços de emergência e irá conduzir-se com segurança para o local mais apropriado. Mas acima de tudo no que toca às pessoas pretende-se manter a forte ligação que a marca desperta nos seus clientes e fãs.
Em linha com esta visão foi anunciado um novo tipo de motores designado de Skyactiv-X. Isto significa que os próximos modelos terão como opção motorizações a gasolina Skyactiv-G de 2ª geração, a gasóleo Skyactiv-D de 2ª geração e os Skyactiv-X que apesar de alimentados a gasolina têm um funcionamento idêntico aos diesel, isto é, a combustão dá-se devido à compressão de ar com gasolina e não pela faísca de uma vela. Em conjunto com a utilização de turbo, este motor tem ganhos ao nível de torque e eficiência conseguindo consumos iguais ou até melhores que os Skyactiv-D. No fundo a Mazda acredita ter conseguido juntar neste novo tipo de motor as vantagens de "um gasolina" e de "um diesel".

A tecnologia por trás é chamada de HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition) e já tinha sido aqui apresentada. Não tem sido explorada em exclusivo pela Mazda mas mais uma vez será a marca nipónica a inovar colocando no mercado mais um novo tipo de motor revolucionário.

Resumem-se a seguir as diferentes tecnologias que fazem parte na nova estratégia através do seguinte plano de lançamentos e apresentações (de acordo com as cores):


Para concluir, apenas a nota de que há referência nesta visão ao desenvolvimento de veículos elétricos com destino inicialmente a países que já tenham políticas de incentivo ou até de exclusividade para este tipo motorização mas nenhuma referência se vê ao motor rotativo que por aqui mantemos a convicção, será apresentado também em 2019. Neste capitulo a Mazda mantém o segredo como alma do negócio.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Investimento mutuo entre Mazda e Toyota

A parceria entre Mazda e Toyota deu um passo em frente com as duas marcas a anunciar hoje os termos de um acordo que inclui compra de capital nas duas marcas. O protocolo anterior cuja notícia pode ser consultada aqui pretendia analisar de que forma as duas marcas poderiam obter vantagens mutuamente e o resultado é este novo memorando de entendimento. Os principais tópicos desse memorando são:

  • Criação de uma joint-venture a 50-50 nos EUA que começará a produzir em 2021 com capacidade anual de 300.000 carros. Nela serão produzidos os modelos CX da Mazda e o futuro Corolla da Toyota ambos com destino ao mercado Norte Americano. Ambas as marcas esclareceram que isto não irá significar redução de investimento no México onde a Mazda já tem e a Toyota também virá a ter uma fábrica.
  • Desenvolver conjuntamente tecnologia para os automóveis elétricos com referência à partilha de conhecimentos entre as duas marcas de forma livre e ativa.
  • Desenvolver conjuntamente tecnologia para os automóveis conetados quer no que toca ao info-entretenimento quer no que toca à segurança pela conetividade carro-para-carro e carro-para-infraestrutura.
  • Produção de produtos complementares que se traduz na continuação da produção Mazda de um sedan para a Toyota enquanto esta irá construir para a Mazda um novo comercial do estilo Mazda Bongo vendido no Japão.

Adicionalmente as duas empresas irão em Outubro comprar participação uma na outra no mesmo valor sendo que no caso da Toyota esse valor se traduziu numa posse de 5,05% da Mazda e no caso da Mazda a mesma quantia correspondeu a participação em 0,25% da Toyota.


A Toyota passará a ser o 2º maior acionista da Mazda o que mostra o nível de comprometimento que as marcas estão a assumir ao dar este passo mas reforçando que cada uma manterá a sua autonomia.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Teaser do novo Mazda CX-8

A Mazda divulgou hoje um teaser do seu futuro modelo CX-8 através de uma imagem de perfil. Trata-se da foto do meio na montagem que o Mazda Notícias fez para ilustrar as (poucas) diferenças entre 3 dos SUV's da marca.


O primeiro da imagem é o Mazda CX-5 com o qual o CX-8 irá partilhar muitos componentes incluindo o aspeto. No entanto o CX-8 será maior como se pode constatar pelo comprimento do vidro traseiro. O novo modelo tem em comum com o CX-9 (no fundo da montagem) o facto de poder levar até 7 ocupantes embora a existência dos dois modelos em simultâneo se justifique com o facto do CX-9 não ser vendido no Japão, mercado exclusivo do novo CX-8.


Uma foto traseira foi também já conseguida nos EUA mas continua a faltar conhecer a frente embora pouca ou nenhuma diferença deverá ter em relação ao CX-5. Mais imagens serão publicadas aqui assim que sairem as fotos oficiais.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Video MX-5 Le Mans Edition

Aproxima-se o fim de semana das 24 horas de Le Mans que começa já hoje com os treinos livres. Para o assinalar publicamos um pequeno vídeo de uma edição especial de apenas 24 unidades, cada uma delas com certificado de autenticidade assinado pelo piloto Johnny Herbert, um dos vencedores da prova com o Mazda 787B.

O MX-5 Le Mans Edition foi preparado pela Mazda UK e para além da pintura inspirada no 787B vencedor contava ainda com um upgrade de potência através de um kit turbo que retirava 150cv do motor 1.6. Jantes OZ e suspensão desportiva da Tokico completavam o pacote.

terça-feira, 6 de junho de 2017

50 anos do Mazda Cosmo Sport são 50 anos de motor rotativo

O Mazda 110S também conhecido por Cosmo Sport fez há uma semana, dia 30 de Maio, 50 anos do seu lançamento. Este pequeno desportivo é provavelmente ainda hoje um dos mais elegantes Mazdas de sempre.





Este modelo foi o primeiro veículo em serie da Mazda a usar motor rotativo. Foram produzidos apenas 1.176 unidades o que faz do 110S uma raridade. No entanto há registo de pelo menos uma unidade em vermelho avistada no nosso país, o que não quer dizer que não haja outras mais longe dos olhares...


Após tentativas de várias marcas para tornar o uso do motor rotativo viável, a Mazda foi a única que manteve a aposta e daí tirou dividendos com quase 2 milhões (1.997.365 para ser mais preciso!) de veículos equipados com este tipo de motor e vários sucessos alcançados na competição automóvel dos quais se destaca naturalmente a vitória de Le Mans em 1991.

Ao longo de 50 anos muitas foram as melhorias e as dificuldades ultrapassadas começando desde logo pela vibração do êmbolo que deixava marcas na câmara, passando pelo consumo excessivo de óleo até à necessidade de cumprir as constantes atualizações dos regulamentos de emissões poluentes.

O motor do 110S foi um 10A, o primeiro motor Wankel de 2 rotores que atingia precisamente 110cv. Mostrou-se à época um motor competitivo e bastante fiável. O desenvolvimento dos motores rotativos na Mazda desde então foi constante com a exploração do turbo, a admissão e exaustão laterais em vez de diretamente na câmara, a utilização de materiais mais leves e das tecnologia de informação quer no desenvolvimento das partes quer na gestão do funcionamento do motor.

O último modelo no mercado com motor rotativo foi o Mazda RX-8 com motor Renesis, produzido até Junho de 2012 mas a espera por um novo modelo poderá acabar em breve. Tal como já anunciámos, um novo RX-7 deverá surgir por volta de 2020 e nestas comemorações dos 50 anos essa suspeita ficou ainda mais evidente com frases do tipo "It is our sincere hope that... a new chapter in the story of the rotary will be written,..."

Protótipos haviam sido desenvolvidos para utilização do Renesis com hidrogénio e dizia-se na altura ser um casamento perfeito. O facto de nestas comemorações dos 50 anos se voltarem a referir modelos como o RX-8 Hydrogen RE ou o Premacy Hydrogen RE Hybrid levam-nos a desconfiar que um novo modelo RX poderá ir buscar algo a estes dois mas será que a Mazda está disposta a arriscar e ir de tal forma "contra as convenções"?


sexta-feira, 19 de maio de 2017

Vídeos Mazda CX-5

Referido no artigo anterior como o primeiro modelo da renovação da gama Mazda, o CX-5 é nos apresentado nos seguintes vídeos por vários elementos envolvidos no seu desenvolvimento quer nos EUA quer no Japão. Ao lado temos uma primeira amostra do que poderá vir a ser a publicidade para este novo modelo pois baseia-se na mesma explicação do princípio Jinba-ittai que vimos recentemente nas televisões. Tire algum tempo para ver os vídeos abaixo e confira a melhoria da qualidade conseguida no Mazda CX-5.


Arte em movimento - Neste vídeo ficamos a saber que a cultura japonesa acredita que os objetos podem ganhar vida pela mão dos seus artesãos.



Alegria em movimento - Aqui são descritos alguns mecanismos de segurança que ajudam a melhorar a experiência de condução, reduzindo as preocupações e aumentando o prazer.



Serenidade em movimento - Por fim como é que o G-Vectoring Control consegue melhorar vários aspetos do conforto a bordo resultando numa viagem relaxante.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Plano de lançamentos da Mazda

Fechámos 2016 com um artigo sobre o futuro do design na Mazda e abrimos 2017 com uma análise aos lançamentos que estão para vir numa perspectiva a 3 anos.

O Mazda CX-5, agora apresentado, é o primeiro modelo da renovação da gama embora não tenha estreado nenhuma linguagem estilística ou plataforma novas. No entanto o nível de qualidade dos materiais (e consequentemente do produto final) subiu mais um degrau mostrando que a Mazda se aproxima geração após geração do mercado premium.

Também já anunciado sob a forma de teaser do seu interior, será uma das grandes novidades da gama o Mazda CX-8. Este modelo apesar de partilhar componentes com o CX-5 será um modelo maior destinado ao mercado japonês onde não se vende o Mazda CX-9. Com este novo modelo passa a estar disponível um SUV com configuração de 6 ou 7 lugares.


Se chegará à Europa ainda não sabemos mas em termos globais irá totalizar em 5 o número de SUV's da marca: CX-3, CX-4, CX-5, CX-8 e CX-9 sendo que o CX-7 já só se produzia no ano passado na China. Isto prova que a moda dos SUV's já é uma realidade também na Mazda que por exemplo este ano deixou de produzir os modelos Mazda5 e Biante.

A única carrinha de grande porte que se poderá safar em alguns mercados será a Mazda MPV cuja nova versão terá de surgir de desenvolvimento interno com aplicação das tecnologias Skyactiv substituindo a versão atual que ainda utiliza plataforma Ford. Com uma nova versão deste modelo a ligação à Ford fica efetivamente terminada no que diz a modelos em produção.


Os restyles ao Mazda3 costumam manter-se no mercado durante 2 anos o que significa que este modelo irá conhecer a sua nova geração para o ano e talvez no ano seguinte surgirá a nova versão do CX-3. Este último deverá seguir a tendência de crescimento ao nível das dimensões exteriores passando a ter mais em comum com o Mazda3 e não com o Mazda2 como acontece atualmente. Isto trará certamente mais espaço interior, corrigindo por exemplo uma das lacunas do atual modelo que é a dimensão da sua bagageira.

Para mais tarde ficam as novas versões do Mazda6 e Mazda2 sendo que neste último a grande novidade deverá ser a sua versão elétrica. O primeiro EV da marca será um citadino estando para já em aberto se este irá usar a nomenclatura "2" ou se terá um nome próprio. Será o resultado de anos de experiências que verão finalmente a luz do dia.

Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/12/o-mazda2-electrico-demio-ev-ja-esta.html

Entretanto em 2020 chega também a nova pick-up da Mazda que mais uma vez corta a sua ligação à Ford e passa a ter proveniência Isuzu.

Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2016/07/acordo-entre-mazda-e-isuzu-para-nova.html

Por fim, relembramos que 2020 é o ano do centésimo aniversário da marca e a esperança mantém-se de que uma prenda chamada RX-7 irá chegar mesmo a tempo do aniversário. Esta novidade da gama deve trazer para produção muito do que foi apresentado pelo RX-VISION e os entusiastas da marca e do motor rotativo mal vêm a hora de o conhecer.