Translate

terça-feira, 28 de maio de 2013

Sistema i-DM

O sistema i-DM da Mazda não é conhecido na Europa uma vez que apenas é aplicado aos veículos vendidos no Japão. O nome i-DM é a abreviatura de intelligent-Drive Master e trata-se de um sistema de monitorização da condução. Vejamos o exemplo no Mazda Biante, noticiado ontem, onde toda a parte debaixo do ecrã de informações é destinado ao indicador i-DM.


Este indicador assume várias cores conforme o tipo de condução que estiver a ser feita:
Cor verde - condução suave com viragens, acelerações e travagens lentas;
Cor azul - condução ágil na qual o condutor consegue tirar prazer da condução sem colocar em causa o conforto a bordo;
Indicadores laterais - cor branca - aumentam conforme o condutor esteja a ser demasiado brusco na direcção ou ao carregar nos pedais do acelerador e travão causando desconforto a bordo.


Desta forma o condutor pode verificar se está a fazer uma condução eficiente mas também confortável, para si e para os restantes ocupantes. Normalmente estes sistemas focam-se apenas no desempenho do condutor, por exemplo as nossas medições de consumo de combustível. Neste caso, no final da viagem é inclusive apresentada uma classificação e conselhos para melhor o seu estilo de condução.



Este sistema tem vindo a ser aplicado a todos os veículos recentes da Mazda no Japão como é o caso do Mazda2, 3, 5, 6, CX-5, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário