Translate

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Relembrando o Mazda MX-6

O nome MX-6 esteve de novo nas bocas do mundo (automobilístico...) pois foi sendo espalhada a notícia de que a Mazda tinha renovado a patente para utilização dessa designação comercial. Embora isso não queira dizer que teremos um novo MX-6 a caminho, a verdade é que vamos aproveitar a oportunidade para relembrar este modelo.

O Mazda MX-6 surge nada mais nada menos do que da versão duas portas do Mazda Capella/626 na sua geração GD de 1987. O que aconteceu foi que em alguns mercados este coupe adoptou a designação 626 e noutros a designação MX-6. Destaque neste 626/MX-6 foi o facto de estrear o primeiro sistema de 4 rodas direccionais do mundo (4WS) sensíveis à velocidade. Facto que muita gente desconhece apesar de hoje em dia o sistema ser utilizado por outras marcas.



A segunda e mais conhecida versão do MX-6 surge em 1992 e tratou-se desta vez de um modelo completamente independente da gama embora use a mesma plataforma do 626 GE da época. Deste MX-6 nasceu o também famoso Ford Probe numa altura em que o acesso à internet ainda não era massificado e muitas pessoas terão comprado o modelo Ford sem saber que a sua base era o modelo japonês. Por oposição hoje em dia qualquer pessoa sabe que ao comprar o Fiat/Abarth 124 está na verdade a comprar um "fiat made in japan".




Nesta geração do MX-6 estavam disponíveis motores 2.0L em linha e V6 mas também 2.2L e 2.5L. Alguns modelos eram construídos nos EUA com destino ao mercado americano e do Japão saiam os modelos com destino ao mercado doméstico e resto do mundo. As diferenças mais perceptíveis entre eles eram ao nível dos grupos ópticos.


Quando o 626 conheceu a sua versão GF o MX-6 desapareceu. As versões mais desportivas do Mazda 626 e depois Mazda 6 passaram a ter a designação MPS. Foi já assumido para o Mazda3 que não haverá versão MPS tal como não houve para a actual geração do Mazda6. Uma vez que o foco não está nos modelos performantes quem sabe na próxima geração do Mazda 6 em 2020, a Mazda não volte ao início da história e lance uma versão 2 portas à qual chame MX-6.

Sem comentários:

Enviar um comentário