Translate

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Algo mais sobre a Amati

Não é fácil sermos surpreendidos por um "novo" modelo Mazda. Quando pensávamos que já os conhecíamos a todos, surge o A007. Não sabemos se é correcto chamá-lo Mazda, pois foi desenhado na América para a Amati. Também não nos parece um protótipo mas antes um daqueles estudos estilísticos que mais tarde lhes dão origem.


O que sabemos deste carro é que foi desenhado pela taskforce Pegasus para receber o motor V12 que estava a ser desenvolvido para a Amati. Foi praticamente um adiantar serviço antes de ter vindo a ordem do outro lado do pacífico para cancelar todo o projecto Amati.

Encontrámos esta foto num artigo recente da Jalopnik que conta com inputs de várias pessoas que trabalharam de perto com a Amati e Mazda e que ajudaram a adicionar alguns detalhes a uma história já por nós abordada. O artigo tem também alguns detalhes sobre a crise japonesa que estalou em 1992 na sequência da bolha financeira de 1986 a 1991. Esta crise terá ditado o fim do projecto Amati por pressão do governo japonês e do grupo Sumitomo, grandes financiadores da Mazda.

Visitem o nosso artigo sobre a Amati para recordar uma descrição mais alargada da marca: http://mazdanoticias.blogspot.com/2013/05/a-marca-amati.html

Alguns dos pontos abordados estão em consonância com o que escrevemos e outros nem tanto. Por exemplo o facto de Bob Hall dizer que o V12 foi tentado vender à Jaguar quando o que tínhamos dito era que a Jaguar tinha ido aprender com os resultados alcançados pela Mazda. Mais uma vez realçamos que a informação é tão escassa que é difícil saber qual destas versões está correta.

Podemos dizer que o mistério é o mais interessante que restou desta marca.

Recomendamos o interessante artigo da Jalopnik, um artigo com bastante investigação, contributos de peso e ainda alguns links para outros artigos sobre a Mazda que merecem perdermos largos minutos a lê-los: https://jalopnik.com/it-was-japan-s-most-daring-car-then-the-economy-implod-1826265571

Sem comentários:

Enviar um comentário