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segunda-feira, 13 de maio de 2013

A marca Amati

Para terminar a nossa serie relativa às marcas da Mazda vamos falar da Amati, uma marca que apareceu no inicio do anos 90 mas desapareceu poucos anos depois sem ter lançado nenhum modelo.


Tal como a Eunos, deveria especializar-se em veículos topo de gama mas dedicados ao mercado norte americano. Esta sim seria a correspondência directa à Lexus da Toyota, à Acura da Honda ou à Infiniti da Nissan, uma vez que as dimensões e o produto em geral iriam ser mais de acordo com os padrões dos carros de luxo americanos e europeus.
A Amati está fortemente ligada à Mazda North America Operations (MNAO) uma vez que se destinava aos EUA e foi resultado de 2 anos de trabalho da Pegasus Task Force. Em Junho de 1992 havia 22 candidatos a serem concessionário Amati para venderem carros que ainda ninguém conhecia. Em baixo alguns documentos que serviam para dar a conhecer a marca.


Relativamente aos ditos carros que estavam previstos para a Amati, segundo o Los Angeles Times seriam 2 sedans mas encontramos informação sobre mais alguns modelos que a seguir referimos.

Amati 300: nem todas as fontes referem este modelo mas o mais certo seria corresponder ao Eunos 500 ou Mazda Xedos6 (na foto)

Amati 500: fala-se de um motor V12 que iria ser montado num modelo correspondente ao Eunos 800 ou Mazda Xedos9 e que acabou por ser lançado nos EUA como Mazda Millenia (na foto)


Amati 1000: para além do motor W12 com que iria ser lançado (que veremos mais abaixo), este seria o topo dos topos. As imagens mostram versões protótipo mas infelizmente são muito pequenas restando apenas alguns photoshops que foram saindo em revistas.
O mais provável é que este Amati 1000 fosse correspondente ao Mazda Sentia ou Efini MS-9 ou como acabou por ser lançado nos EUA Mazda 929. (na foto)

Amati RX-8: apesar do nome ser bem conhecido estamos a falar de uma época onde o "nosso" RX-8 ainda não era sequer pensado. Tratava-se da designação que iria ser dada ao Mazda Cosmo ou Eunos Cosmo que assim sendo nunca chegou a ser vendido nos EUA. O nome foi mais tarde recuperado como uma sucessão do Mazda RX-7.

Há ainda uma história impossível de confirmar que associa o Mazda 323F (modelo BA) ou Mazda Lantis à Amati. No final dos anos 80 começaram a desenvolver-se 2 modelos com destino à marca Amati: um sedan no MRY (Mazda Reseach and technology development center of Yokohama) e um coupe no MRE (Mazda Research Europe). Diz-se que com o abandono do projecto Amati estes 2 modelos não foram eliminados mas sim repensados para que se tornassem produtos mais acessíveis culminando no Mazda Lantis que esteve disponível no Japão como sedan e coupe. De facto é estranho a Mazda ter desenvolvido um carro usando a plataforma C (mesma do 626 e Xedos6) para um segmento no qual já possuía o Familia que sempre usou a plataforma B e que continuou à venda em paralelo. Depois vem o nome Lantis que surge como resultado da junção das palavras "Latens Curtis" e que alguns traduzem por "secretamente encolhido"



Para o Amati 1000 já referimos estar previsto um motor W12. Este motor de 3981cc teria 3 filas de 4 cilindros cada e estava limitado a 280cv para cumprir o acordo de cavalheiros existente entre as marcas japonesas. O bloco era em alumínio e a maior parte do restante motor seria em magnésio. O mais interessante seriam os cilindros cerâmicos e válvulas em alumínio e cerâmica  Seria algo nunca visto a juntar ao palmarés que a Mazda já tem em motores como são os casos de desenvolvimento exclusivo dos motores wankel e de ciclo miller. Mais uma vez rumores dizem que Aston Martin e Jaguar terão ido ao Japão conhecer este motor quando todos faziam parte do universo Ford e que essas duas marcas utilizaram alguma da tecnologia que viram nos seus actuais modelos.



Em 1989 foi apresentado em Tokio o Audi Avus com motor W12 e podemos ver lá atrás um desenho idêntico ao do motor Mazda embora os actuais W12 da VW sejam diferentes do apresentado em 1989 e da visão Mazda para o W12.


Chegou a empregar 50 pessoas nos EUA mas em Outubro de 1992 o projecto Amati foi cancelado. Conforme já foi dito nenhum dos carros anteriores chegou a estar à venda enquanto Amati e mesmo sobre as correspondências dos modelos não há certezas. É tudo muito pouco claro no que toca a esta marca e algumas coisas não passam de rumores. Talvez também por se tratar de um projecto da MNAO, da parte da Mazda não há em nenhum lado uma referência sequer a esta marca. É como se nunca tivesse existido.

E assim termina esta serie das marcas da Mazda (ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/as-marcas-da-mazda.html) mas pode sempre rever os anteriores:

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