Translate

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A marca Autorama

A Autorama é a marca de hoje embora não se trate de uma marca de automóveis como as anteriores mas antes de uma rede de concessionários para venda de veículos Ford. Vamos aproveitar para abordar ligeiramente a ligação entre as duas marcas.


A ligação da Mazda à Ford existe pelo menos desde 1979. No Japão esta parceria serviu para a importação e venda de veículos Ford até que em 1994 as duas construtoras, com igual poder de decisão no negócio, decidiram utilizar o nome Autorama nos concessionários Ford japoneses.

Nestes concessionários eram vendidos veículos de marca Ford embora alguns deles fossem construídos internamente, ou seja, no Japão mais precisamente na Mazda. Na Europa conhecemos o caso do Ford Fiesta e do Mazda 121 que diferiam apenas no símbolo, embora os relatórios JD Power tenham demonstrado que o 121 era bem mais fiável e conseguia melhores níveis de satisfação dos clientes... No Japão os modelos Mazda com logótipo Ford foram os referidos abaixo.

Ford Festiva (versão do Mazda 121 e do Kia Pride)

Ford Festiva Mini Wagon (versão do Mazda Demio)


Ford Laser (versão do Mazda 323 durante várias gerações)


Ford Telstar (versão do Mazda 626 durante várias gerações)

Ford Freda (versão do Mazda Bongo Friendee )

Ford Ixion (versão do Mazda Premacy)

Ford Spectron e as suas versões comerciais J80 e J100 (versões do Mazda Bongo durante várias gerações)

Muitos destes veículos não ficaram apenas pelo mercado japonês tendo a Ford vendido-os também em mercados como a Austrália e África de Sul. Há ainda a referir outros modelos partilhados entre Mazda e Ford que não foram listados por não terem sido vendidos no Japão. O Mazda Tribute, por exemplo, foi a base para o Ford Escape nos EUA. A pick-up serie B da Mazda é outro exemplo bem conhecido. A Mazda já possuía o Proceed e a Ford o Ranger mas a certa altura foi desenvolvida uma pick-up para as duas marcas no mercado americano. Para os restantes países também foi desenvolvido um produto diferente do modelo americano que serviu para os dois emblemas.

Os concessionários Autorama, como vemos abaixo, foram comprados na totalidade pela Ford em 1999 quando esta se estabeleceu no Japão como Ford Japan Limited.



A ligação com a Ford continuou, no entanto, com esta a ter possuído até 33,4% da Mazda o que fez da Ford o seu principal accionista. Como resultado disso entre Junho de 1996 e Agosto de 2003 foi a Ford que nomeou os 4 presidentes estrangeiros que estiveram no Japão durante este período. Em Novembro de 2010 a Ford que já possuía apenas 11% das acções passou a ter 3,5% passando a Sumitomo a ser o principal accionista, situação que prevalece na actualidade.

Para a semana o último artigo desta serie (ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/as-marcas-da-mazda.html) mas até lá reveja os anteriores:

Sem comentários:

Publicar um comentário