Translate

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Mazda 100 anos - Design parte 2

Na continuação do nosso artigo de análise ao design da Mazda (ver mais aqui) hoje iremos avançar para uma análise aos anos 90 e 2000.

Estilo Tokimeki (traduzido por Palpitação)

Esta é a designação que encontramos para a linguagem de estilo utilizada nos modelos de finais dos anos 80 e anos 90. As formas deixaram de ser quadradas e tornaram-se mais arredondadas e de alguma forma muito associadas ao estilo próprio de um carro japonês.

Podemos dar o exemplo do Mazda 121 conhecido nesta geração como bubble car (carro bolha).


Não podemos no entanto deixar de falar noutros ícones surgidos nesta época como é o caso de toda a serie MX incluindo o MX-5 NA, os Xedos 6 e 9, o RX-7 FD apelidado de "Beauty in the Beast", ou o Mazda 323F BA, apelidado de "four-door coupe" (ver mais aqui).



Já em 1996 a Mazda regressa aos modelos de estilo boxy (caixa) com o Mazda Demio e a nova geração 323 a cortar completamente com as formas anteriores e supostamente aproximando-se de um gosto mais europeu.


Tem de ser dado o devido valor a um carro desta fase que estreou algo que a partir daqui seria para sempre associado aos modelos Mazda: a grelha de 5 pontos. O primeiro modelo a adoptá-la terá sido muito discretamente o Mazda 626 de 1997 mas completamente assumida no restyle deste modelo no ano 1999 (em baixo). Finalmente a Mazda tinha uma imagem de marca.


Um protótipo: Para este período destacamos o Mazda RX-01 de 1995 pelo apuramento das linhas Tokimeki que ele apresenta notando-se que era já o resultado do aprimoramento dos restantes Mazda da altura mas sem nunca vir a dar origem a um modelo de produção.


Estilo Athletic (traduzido por Atlético...)

O que alguns consideravam ser um estilo mais europeizado não estava no entanto a ir de encontro às aspirações do público a que se destinava: o Europeu, até que em 2002 a Mazda lança o Mazda6. Para cortar com o passado até os nomes dos modelos foram revistos de 3 para 1 digito tal como os conhecemos hoje.



Os faróis rasgados e a sensação de movimento associada ao slogan da altura Zoom-Zoom marcaram também uma nova fase da marca. O aspecto do Mazda 6 era tão bem conseguido que pouco tempo depois o Honda Accord é lançado com linhas muito semelhantes.

Outro modelo que se destaca nesta fase é o RX-8. Mais uma vez havia a necessidade de avançar um número no suposto sucessor do RX-7 mas o passo tinha ser tão bem dado que existiram 3 versões até se chegar ao modelo de produção: o protótipo RX-Evolv de 1999; o RX-8 design model; e o RX-8 de pré-produção já muito próximo do modelo definitivo.



Destacamos ainda o primeiro SUV da marca, o CX-7 de 2006 que espelhou bem o estilo atlético pela forma como se comportava, por exemplo em pista, um modelo com esta altura.


Um protótipo: O protótipo que primeiro apresentou o estilo Athletic foi o Mazda MX-Sport Tourer apresentado ainda em 2001 mas que deixava antever a grande revolução que aí vinha ao nível de design.


Neste artigo atravessámos o período talvez mais característico dos modelos Mazda e dos automóveis japoneses em geral até à criação de uma imagem de marca e de uma filosofia que tem vindo a ser seguida até aos nossos dias. O estilo Nagare e Kodo ficam para um próximo artigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário