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quarta-feira, 25 de março de 2020

Mazda 100 anos - Design parte 1

A aparência dos seus automóveis tem sido um dos pontos fortes da Mazda. Ao longo destes 100 anos há quem aponte altos e baixos mas se virmos bem, a inspiração que já existia no passado foi apenas evoluindo com as devidas actualizações.

Os modelos da actual gama são constantemente considerados dos mais bem conseguidos em vários segmentos. Os gostos são sempre subjectivos mas a opinião pública e os prémios internacionais na categoria design mostram que os automóveis Mazda são considerados "bonitos" de uma forma consensual.

Mas como chegámos aqui? Abstraindo-nos da nossa opinião em relação às melhores ou piores fases da marca no domínio da estética, vamos atravessar as várias épocas desde a origem até aos dias de hoje num artigo com três partes.

Primeiros modelos

O Mazda R360 Coupe é o primeiro automóvel de 4 rodas da marca lançado em 1960. O seu estilo era distinto como a Mazda sempre procurou ser mas com uma filosofia em mente: expressar movimento.


Essa fluidez de linhas é visível também no Mazda Cosmo Sport ou Mazda 110S apresentado em 1964 e lançado em 1967 (ver mais aqui), e nos modelos Luce 1500/1800 de 1966 (à esquerda) e o Luce Rotary Coupe (à direita) também conhecido por Mazda R130 de 1969 com designs assinados por Nuccio Bertone.



Um protótipo: Nesta altura ainda era pouco comum um protótipo materializar uma nova linguagem de estilo ou um caminho a seguir pelos modelos de produção. No entanto encontrámos o Mazda RX-87 que se nota claramente ter servido de inspiração aos modelos referidos acima.


Consolidação de gamas

Chegamos aos anos 70 e 80 onde muitas marcas começaram a adoptar em toda a gama elementos que automaticamente remetiam para a marca X ou Y criando as chamadas imagens de marca.

Isso aconteceu na Mazda de forma um pouco ténue da qual deixamos no exemplo abaixo os modelos 323, 626 e 929 do ano de 1982. É possível lembrar-mo-nos dos modelos desta época por terem o seu símbolo encostado à direita em vez de centrado na grelha frontal. No entanto pouco mais era possível destacar como identificador de uma família comum.


Neste período a marca continuou a lançar modelos que não seguiam nenhum padrão. A dispersão ao nível do design era total e o importante era explorar todas as possibilidades. Podemos destacar nestes anos modelos como o primeiro RX-7, o SA de 1978 (ver mais aqui) ou o Cosmo Coupe entre nós conhecido por 929 Hardtop de 1981 que podemos comparar com a versão sedan acima da mesma época e que nada tinha a ver em termos de estilo.



Um protótipo: Este período foi rico em protótipos cada um mais diferente do anterior confirmando mais uma vez que não havia uma linha orientadora mas sim uma busca por explorar vários segmentos, expectativas e tecnologias que começavam a despoletar. Escolhemos por isso o Mazda MX-02 de 1983 pois de alguma forma antecipou o estilo dos modelos de finais dos anos 80 (principalmente o 626) mas este modelo era acima de tudo uma montra de ideias.



Neste artigo vimos modelos de que já poucos têm na memória mas de seguida irá chegar o estilo Tokimeki e Athletic. Acompanhem-nos no próximo artigo.

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