Em Março de 1978 a Mazda lançava um dos seus modelos mais icónicos, o Mazda RX-7. Foram 3 gerações (SA/FB, FC e FD) ao longo de quase 25 anos de existência. Apesar de não fazer parte da gama Mazda em nenhum país desde 2002, a última geração do RX-7 continuou a sobressair pela sua performance fora de serie, mesmo quando nessa altura foi lançado o RX-8. Foi por isso um modelo único para o qual os fãs da Mazda e dos automóveis desportivos em geral esperam um digno sucessor.
O primeiro RX-7 tinha no mercado japonês a designação Savanna fazendo dele um sucessor do Savanna RX-3 embora este último fosse um derivado do 808/Grand Familia. No caso do RX-7 tratava-se de um modelo construído de raiz com um design mais característico embora mantivesse o motor rotativo 12A. Este motor, montado à frente, era constituído por 2 rotores que totalizavam 1146cc. A tracção era traseira e a potência de 104cv.
Na sua segunda serie (entre 1980-1982 conforme os mercados) houve pequenas alterações aos para-choques que passaram a ser mais integrados e com o friso em borracha do tamanho dos frisos laterais. O motor passou a debitar 114cv em alguns mercados e os travões traseiros passaram a ser de disco tal como na frente. Em 1983 saiu uma última serie com a qual também ficou disponível a versão turbo do 12A já com 162cv.
Sem comentários:
Enviar um comentário