Translate

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Novos modelos - o que esperar?

No primeiro artigo de 2021 analisamos o que se pode esperar da gama Mazda para este ano sendo a nossa primeira ilação a de que a pandemia parece ter posto em pausa o aparecimento de novos modelos e abrandado alguns projetos em curso.

É também por esse motivo que teremos de recorrer a imagens fictícias para documentar este artigo, algo que não gostamos muito de fazer, mas fica desde já a chamada de atenção.


Gama Mazda

Atenção photoshop
Anunciam várias publicações que o futuro Mazda 2 deverá ser baseado no Toyota Yaris com a Mazda a demarcar-se cada vez mais do segmento B. O próprio CX-3 que usa a mesma plataforma Skyactiv B poderá ter os seus dias contados...

Para o Mazda 3 mantém-se a plataforma Skyactiv C/D com o novo modelo a chegar em 2023. Até lá certamente chegarão atualizações que deverão afetar também o CX-30.

O CX-5 será novamente o modelo de revolução da marca tendo ganho esta importância ao ser o campeão de vendas da Mazda em todo o mundo. Em 2022 começa a produção do novo CX-5 estreando a plataforma Skyactiv FR ou seja tração traseira à qual se deverão juntar motores de 6 cilindros. Será certamente no decorrer deste ano que iremos conhecer a nova geração.
Atenção photoshop

CX-8 e CX-9 deverão seguir-lhe rapidamente as pisadas mas a grande novidade deverá ser um SUV de estilo coupé baseado no CX-5/CX-8.

Atenção photoshop
Para o Mazda 6 espera-se também a adopção da tração traseira com a nova plataforma Skyactiv FR mas não antes de 2024.

Um novo SUV deverá chegar no segundo semestre deste ano 2021 ao mercado Americano produzido na fábrica de Huntsville, a fábrica construída em conjunto com a Toyota.

MX-30 e MX-5 continuarão a ser produzidos jogando em equipa no que toca ao cálculo de emissões e sem grandes alterações de plataforma previstas para ambos. O que parece cada vez mais longínquo é o aparecimento de um modelo RX.
Atenção photoshop


Motorizações

Falámos de modelos mas não de motores com exceção da grande novidade de 6 cilindros. Foto oficial abaixo. Quer os novos 6 cilindros como os 4 começarão a ser colocados longitudinalmente. Em sentido contrário está a procura por veículos a gasóleo. A exemplo disso alguns mercados europeus já nem disponibilizam o Mazda3 com motor Skyactiv-D.

Em substituição surgem os eléctricos e principalmente híbridos fornecidos pela Toyota e que como é evidente irão equipar o Mazda2 (base Yaris) e também o SUV construído nos EUA. Mais interessante por toda a mística, poderá ser o extensor de autonomia Wankel.


Modelos produzidos por outras marcas para a Mazda

A Isuzu produz como sabemos a nova BT-50 e o Mazda Titan, uma carrinha comercial à venda no Japão. A Suzuki continua a produzir uma grande quantidade de pequenos carros para a gama Mazda: Flair, Flairwagon e Flair Crossover. O Mazda Carol continuará a ser produzido mas só até meados do ano pelo que será o fim de um nome mítico na Mazda.


Modelos que deixam de se produzir

A carrinha Serie E que ainda sobrevivia no Japão deixou de ser produzida em Agosto. Conhecida no país natal por Mazda Bongo, passa a ser produzida pela Daihatsu (grupo Toyota). A produção da Serie E na fábrica Press Kogyo terminou e com ela mais um modelo que com pequenas alterações sobrevive ainda nas nossas estradas.

Referência final para o Fiat 124 que deixou de ser produzido em Agosto de 2020 e o Yaris baseado no Mazda 2 para o mercado americano que deixou de ser produzido em Dezembro na fábrica Mexicana.

Sem comentários:

Enviar um comentário