Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

As origens da Mazda: antes dos automóveis - parte 1

Vamos aproveitar esta época do ano, habitualmente parca em novidades na Mazda para apresentar um artigo em duas partes com as origens da marca. Pretendemos abordar a sua fundação, a família Matsuda e os outros negócios da Mazda não relacionados com os automóveis.

O fundador da Mazda, Matsuda Jujiro, nasce a 8 de Agosto de 1875 em Hiroshima. Era filho de um pescador mas aventura-se a trabalhar como aprendiz de ferreiro em Osaka. A sua ascensão dentro dessa primeira empresa deve-se sobretudo à invenção em 1906 da "Matsuda-type pump", uma espécie de motor de bombear ou bomba centrífuga. Acabou por chegar ao lugar de administrador.

Da nossa pesquisa, essa empresa à qual ele passou a chamar "Matsuda Pump Partnership" ainda existe hoje em dia com um nome diferente: Teikoku Machinery Works (http://english.teikokupump.co.jp/index.html). Jujiro terá sido depois afastado da empresa e fundou uma outra a "Matsuda Works" (http://www.mazdapump.co.jp/e/e-index.htm) que também segundo a nossa pesquisa, parece ter funcionado durante vários anos sob a orientação de outros membros da família Matsuda.

Esta ligação às duas empresas carece de confirmação mas pela primeira vez aparece no Japão o nome Mazda uns anos antes deste ter sido adoptado nos automóveis. Na verdade, Mazda deriva exactamente de Matsuda uma vez que falado em japonês o "tsu" é quase dito como um "z".
Outra derivação para este nome vem do deus máximo da religião persa zoroastrismo que é mais um espírito do bem: Ahura-Mazda em que Ahura significa luz e Mazda significa conhecimento.

Matsuda Jujiro regressa a Hiroshima já como empresário de sucesso em 1921, propondo-se tomar conta da Toyo Cork Kogyo, uma empresa fundada em 1920 que se dedicava, como o nome indica, à produção de cortiça. No entanto a procura por cortiça tinha caído bastante e a empresa encontrava-se por isso a atravessar dificuldades. Infelizmente não se encontram na web evidências destes primeiros produtos da Mazda.

Em 1927 o nome é alterado para apenas Toyo Kogyo e inicia-se em 1929 a produção de ferramentas que inicialmente seriam usadas internamente. Esta unidade viria a tornar-se independente em 1989 adquirindo o nome Toyo Advanced Technologies (http://www.toyo-at.co.jp/en/index.htm). A Mazda manteve no entanto a sua participação maioritária até 2012 altura em que a vendeu à Itochu.

Voltando a 1930, são construídas as novas instalações da Mazda perto de Hiroshima em Fuchu-cho num local onde existiam salinas.


Em 1931 começa a construção de triciclos vendidos pela Mitsubishi daí a presença do logótipo com os 3 diamantes nos triciclos produzidos pela Mazda entre 1931 e 1936.

Mas então e as restantes produções e artigos da fábrica Toyo Kogyo? Não perca o próximo artigo já 2ª feira...

quinta-feira, 27 de março de 2014

Vídeo Zoom-Zoom

Numa semana de poucas notícias relevantes, publicamos um vídeo já antigo mas que explica o slogan/brand Zoom-Zoom ainda actualmente usado pela Mazda.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Resultados desportivos do fim de semana

No fim de semana passado decorreram conforme anunciadas as 12h de Sebring, prova da TUDOR United SportsCar Championship. Tal como aconteceu no ano passado, esta corrida decorreu no mesmo dia da primeira etapa da F1 no grande prémio da Austrália e tal como no ano passado a corrida de F1 foi antecedida pela corrida das celebridades.

Pelo segundo ano a Mazda Austrália organiza uma corrida com celebridades do seu país mas os Mazda6 do ano passado deram lugar ao novo Mazda3. O vencedor foi o ex-futebolista Brett Emerton.








Voltando ao TUSC, o Mazda Prototype conseguiu desta vez concluir a prova em 11º dos 17 carros da classe LMP2. Isto no que diz respeito ao #70 uma vez que o #07 ficou de fora ao final de 5 horas com problemas na suspensão.

Apesar do resultado ainda fraco a Mazda destaca o facto de ter sido a marca com mais carros em competição nesse fim de semana. 68 carros em 4 classes. 28,6% dos carros em competição em Sebring eram Mazdas, muitos deles MX-5.








quarta-feira, 19 de março de 2014

Visita à fábrica do México (MMVO)

Estamos a acompanhar o nascer de uma nova fábrica da Mazda tendo em Janeiro sido anunciada a sua entrada em funcionamento (Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2014/01/arranca-producao-na-fabrica-do-mexico.html).

No mês seguinte, Fevereiro, a Mazda e a Sumitomo (o outro accionista) levaram a cabo uma cerimónia de abertura na qual estiveram presentes 600 convidados entre os quais Keishi Egawa, presidente da Mazda México, Kuniharu Nakamura, presidente da Sumitomo, Takashi Yamanouchi (na 1ª foto), antigo presidente da Mazda em representação da mesma entre outras individualidades do governo central e local mexicano.


Neste artigo vamos fazer uma visita à fábrica do México, começando com a entrada do complexo fabril, no qual ficaremos também a perceber como se constrói um Mazda.


Tudo começa com rolos de metal que serão moldados às formas do carro.


As enormes máquinas de estampagem quase parecem edifícios.


Da estampagem resultam os painéis de várias partes ainda com as arestas por limar.


Reparem no contador do número de peças. Estamos a assistir mesmo ao início da produção nesta fábrica.


Algumas das partes são soldadas por operadores.


Outras são robots que executam essa tarefa.


Os últimos painéis a adicionar são as portas e o capot.


Chega a fase do revestimento de protecção da carroçaria.


 A linha de montagem continua com a secagem dessa camada de protecção.


Até que chegamos à pintura.


Noutro ponto da fábrica estão a ser montados os motores.


Faz-se depois a conjugação do motor com a carroçaria.


São adicionados outros componentes ao eixo traseiro.


É instalado o tablier e todas as restantes partes do interior.


Por fim são feitas várias verificações.


São realizados também alguns testes de estrada num percurso preparado para esse efeito.


O produto acabado é preparado para a expedição.


A saída dos veículos desta fábrica é feita por comboio em linhas próprias que terminam no interior do complexo.


Em breve os veículos saídos da MMVO estarão disponíveis inclusive na Europa. A produção inicial tem como objectivo fornecer o Mazda3 para os EUA e em seguida para a América do Sul e Europa. Mais tarde começa a produção do Mazda2 e do Toyota Yaris.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Vídeos Mazda Hazumi

Há duas semanas revelámos o Mazda Hazumi, um protótipo que antevê o futuro Mazda2. Hoje mostramos 2 vídeos de apresentação e um terceiro que conta com os comentários de Peter Birtwhistle, responsável pelo design na Mazda Europa, Jeremy Thomson, director da Mazda UK e Kenechiro Saruwatari, vice-presidente e responsável pela I&D na Mazda Europa.


quinta-feira, 13 de março de 2014

Próxima corrida da TUDOR United SportsCar Championship

A próxima etapa do campeonato TUSC decorrerá este fim de semana e os treinos começam já hoje. Será na pista de Sebring que o par de Mazda Prototypes terá oportunidade de vingar o resultado da primeira corrida em Daytona que nenhum deles chegou a completar.

A corrida poderá ser acompanhada no canal Fox Sports 1 que normalmente é transmitido em directo no canal de cabo Motors TV e desta vez não deverá ser excepção. Fica para já um vídeo com imagens recolhidas em Daytona.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Mazda6 oferece segurança máxima em vários mercados

A Mazda divulgou que o seu modelo Mazda6 obteve novamente a pontuação de 5 estrelas no NCAP norte-americano denominado National Highway Traffic Safety Administration's (NHTSA). Esta é a 4ª pontuação máxima no que toca a segurança obtida por este modelo a nível global.




Data
Organismo
Classificação
Setembro 2013
Euro NCAP
5 estrelas
 Novembro 2013 
JNCAP
5 estrelas
Dezembro 2013
IIHS
 Top Safety Pick + 
Fevereiro 2014
 NHTSA-NCAP 
5 estrelas




Em Setembro de 2013 tínhamos anunciado o resultado que diz respeito ao nosso mercado europeu com o seguinte artigo que pode agora recordar. Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/09/mazda6-obtem-5-estrelas-da-euro-ncap.html

terça-feira, 11 de março de 2014

Salões de Detroit e Genebra 2014

Ficam de seguida algumas fotografias dos recentes salões internacionais nos quais a Mazda esteve presente. O salão de Detroit realizou-se entre 18 a 26 de Janeiro enquanto o salão de Genebra ainda se encontra a decorrer e estará aberto de 6 a 16 de Março.

North American International Auto Show (NAIAS), Detroit 2014



Durante a exposição foram distribuídos cartões comemorativos dos 25 anos do MX-5 com um pouco da história das 3 gerações.


Salon De L'Auto, Genève 2014





Como já é habitual, no vídeo seguinte somos guiados pela exposição por Jur Raatjes que conta também com intervenções dos presidentes da Mazda e Mazda Europa.