Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

As origens da Mazda: antes dos automóveis - parte 1

Vamos aproveitar esta época do ano, habitualmente parca em novidades na Mazda para apresentar um artigo em duas partes com as origens da marca. Pretendemos abordar a sua fundação, a família Matsuda e os outros negócios da Mazda não relacionados com os automóveis.

O fundador da Mazda, Matsuda Jujiro, nasce a 8 de Agosto de 1875 em Hiroshima. Era filho de um pescador mas aventura-se a trabalhar como aprendiz de ferreiro em Osaka. A sua ascensão dentro dessa primeira empresa deve-se sobretudo à invenção em 1906 da "Matsuda-type pump", uma espécie de motor de bombear ou bomba centrífuga. Acabou por chegar ao lugar de administrador.

Da nossa pesquisa, essa empresa à qual ele passou a chamar "Matsuda Pump Partnership" ainda existe hoje em dia com um nome diferente: Teikoku Machinery Works (http://english.teikokupump.co.jp/index.html). Jujiro terá sido depois afastado da empresa e fundou uma outra a "Matsuda Works" (http://www.mazdapump.co.jp/e/e-index.htm) que também segundo a nossa pesquisa, parece ter funcionado durante vários anos sob a orientação de outros membros da família Matsuda.

Esta ligação às duas empresas carece de confirmação mas pela primeira vez aparece no Japão o nome Mazda uns anos antes deste ter sido adoptado nos automóveis. Na verdade, Mazda deriva exactamente de Matsuda uma vez que falado em japonês o "tsu" é quase dito como um "z".
Outra derivação para este nome vem do deus máximo da religião persa zoroastrismo que é mais um espírito do bem: Ahura-Mazda em que Ahura significa luz e Mazda significa conhecimento.

Matsuda Jujiro regressa a Hiroshima já como empresário de sucesso em 1921, propondo-se tomar conta da Toyo Cork Kogyo, uma empresa fundada em 1920 que se dedicava, como o nome indica, à produção de cortiça. No entanto a procura por cortiça tinha caído bastante e a empresa encontrava-se por isso a atravessar dificuldades. Infelizmente não se encontram na web evidências destes primeiros produtos da Mazda.

Em 1927 o nome é alterado para apenas Toyo Kogyo e inicia-se em 1929 a produção de ferramentas que inicialmente seriam usadas internamente. Esta unidade viria a tornar-se independente em 1989 adquirindo o nome Toyo Advanced Technologies (http://www.toyo-at.co.jp/en/index.htm). A Mazda manteve no entanto a sua participação maioritária até 2012 altura em que a vendeu à Itochu.

Voltando a 1930, são construídas as novas instalações da Mazda perto de Hiroshima em Fuchu-cho num local onde existiam salinas.


Em 1931 começa a construção de triciclos vendidos pela Mitsubishi daí a presença do logótipo com os 3 diamantes nos triciclos produzidos pela Mazda entre 1931 e 1936.

Mas então e as restantes produções e artigos da fábrica Toyo Kogyo? Não perca o próximo artigo já 2ª feira...

Sem comentários:

Enviar um comentário