O Mazda Premacy surge como um monovolume médio posicionando-se entre os Mazda Demio e Mazda MPV da sua altura. Era baseado na mesma plataforma do Mazda 323F (Lantis)/626/Xedos6. Em alguns mercados foi vendido com a opção de 7 lugares.
As motorizações disponíveis eram um 1.8L a gasolina com potências entre 100 e 115cv e um motor diesel 2.0L DvTDi com potências de 90 e 100cv. O motor 2.0L a gasolina de 130cv não chegou ao nosso país. Uns anos mais tarde o Premacy sofre um facelift que não chegou ao mercado português.
As duas gerações do Mazda5 que se seguiram passaram a ser baseadas na plataforma dos Mazda3 da mesma altura e mantiveram a designação Premacy noutros mercados. Também outras marcas como a Ford e a Nissan venderam versões rebadged do Mazda Premacy.
O Mazda Laputa recebe esta designação da ilha fictícia com o mesmo nome da obra "As viagens de Gulliver" de Jonathan Swift. Trata-se de um kei car baseado no Suzuki Kei.
Foi vendido até 2006 tendo logo em 2000 havido lugar a um restyle. Estiveram sempre disponíveis duas versões, uma com e outra sem turbo sendo possível distingui-las pela existência ou não de uma entrada de ar no capot.
Sem comentários:
Enviar um comentário