As vendas da Mazda em Portugal estão a ser notícia a nível europeu uma vez que foi o país onde a marca mais cresceu neste primeiro trimestre. De facto, a Mazda vendeu no nosso país mais 147,3% face a igual período do ano passado, tornando-se a segunda marca que mais cresceu desde Janeiro. As marcas abaixo cresceram no máximo na casa dos 80% com excepção de uma delas mas o sector parece começar a dar boas perspectivas.
Infelizmente a Mazda não tem conseguido acompanhar a procura em muitos dos modelos como é o caso do mais recente Mazda3 com vários meses de espera para entrega. O Mazda CX-5 tem sido anunciado na TV e será o carro oficial do Rock In Rio. Mantém-se também a campanha do Mazda2 Advanced Navi que trás todo o equipamento por 12.900€.
A Mazda já divulgou que tem as suas fábricas no Japão a trabalhar na máxima capacidade. A título de curiosidade, existem operadores que ficam de plantão à espera para apoiar os que se encontram na linha de montagem e que por algum motivo necessitam de ajuda. Basta sinalizarem essa necessidade e logo aparece alguém desta equipa para prestar suporte ou lhes permitir algum descanso.
Com toda esta sobrecarga seria normal surgirem falhas mas os mais recentes recalls não têm relação directa com o excesso de trabalho. No Japão, os Mazda6 e Mazda3 estão a ser chamados relativamente ao sistema i-ELOOP que dá indicação de falha sem estar na verdade a falhar. Irá ser facilmente resolvido com reprogramação do sistema.
Outro recall, bastante curioso, foi anunciado pela BBC e está relacionado com aranhas. Este pequeno bicho atraído pelo cheiro a gasolina instala-se nos locais de ventilação do depósito de combustível fazendo com que as suas teias aumentem a pressão do circuito e em último caso provoquem um incêndio. Esta é uma preocupação conhecida desde 2009 mas desde então nenhum caso de incêndio foi reportado. De qualquer forma será feita uma reprogramação em alguns modelos para que em caso deste aumento de pressão haja um alerta ao condutor.
Por fim, o caso mais recente de recall surge dos EUA onde, nos Estados onde os veículos estejam mais sujeitos a corrosão, se irão recolher 109.000 Mazdas Tribute dos anos 2001 a 2004. Foram reportadas situações de braços da direcção ferrugentos que podem levar à perda de controlo da mesma. No entanto nenhum acidente foi ainda reportado portanto trata-se de uma intervenção preventiva a decorrer durante o mês de Maio mantendo-se a monitorização da situação em todos os Estados.
Sem comentários:
Enviar um comentário