Em pleno Agosto vamos dar um passeio no carro do Verão por excelência, o MX-5 RF usando a tecnologia de Realidade Virtual (VR em inglês). Use o rato para rodar 360º dentro da viatura ou utilize um telemóvel para que o movimento do mesmo vá mudando a perspectiva.
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sexta-feira, 17 de agosto de 2018
terça-feira, 14 de agosto de 2018
Peças Mazda usadas pela Aston Martin
Só um olhar atento as conseguiria identificar mas depois de as vermos percebemos que estiveram sempre diante dos nossos olhos.
De entre as muitas peças partilhadas entre o Aston Martin DB7 e outras marcas hoje destacamos as seguintes:
As peças não são apenas semelhantes. São na verdade as mesmas peças numa partilha promovida pelo grupo Ford que na altura detinha a Aston Martin e 33% da Mazda. Nos anos 90, a Aston Martin vivia tempos difíceis e o DB7 foi o modelo lançado com o objetivo de relançar a marca. O tempo viria a mostrar que esse objetivo fora alcançado.
Não é novidade que na industria automóvel muitas peças são partilhadas por vezes provenientes das origens mais improváveis. Foi assim que um Aston Martin ganhou "um quê" de Mazda.
De entre as muitas peças partilhadas entre o Aston Martin DB7 e outras marcas hoje destacamos as seguintes:
- Puxador da porta - Mazda MX-5
MX-5
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DB7
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- Farolim traseiro - Mazda 323F BG
323F
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DB7
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As peças não são apenas semelhantes. São na verdade as mesmas peças numa partilha promovida pelo grupo Ford que na altura detinha a Aston Martin e 33% da Mazda. Nos anos 90, a Aston Martin vivia tempos difíceis e o DB7 foi o modelo lançado com o objetivo de relançar a marca. O tempo viria a mostrar que esse objetivo fora alcançado.
Não é novidade que na industria automóvel muitas peças são partilhadas por vezes provenientes das origens mais improváveis. Foi assim que um Aston Martin ganhou "um quê" de Mazda.
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Notícias sobre emissões falseadas
No dia de ontem surgiram notícias de que a Mazda seria mais uma das marcas que mente nos testes de emissões poluentes. Os sites mais sensacionalistas imediatamente associaram a Mazda à VW, Mitsubishi entre outras que admitiram manipular os testes para obter melhores resultados.
Na verdade não foi isso que se passou com a Mazda que imediatamente se viu obrigada a esclarecer a situação. Existem de facto erros nos valores obtidos em alguns testes mas isso deveu-se a um erro na maneira como foram medidos. Tratou-se de uma falha num dos parâmetros de variação da velocidade que acabou por originar valores falsos.
Esta ação não foi regular nem intencional como noutros casos. Afetou uma pequena amostra dos testes que são feitos e nem sequer teve influência nas categorias de eficiência energética em que os modelos foram incluídos. A Mazda informa no entanto que vai arranjar mecanismos para que tal falha não volte a acontecer e se for o caso irá sancionar possíveis culpados pelo sucedido.
A eficiência dos motores a combustão da Mazda tem sido uma das suas bandeiras quando a maioria das marcas, para não dizer todas, se viraram para a propulsão elétrica. Não faria sentido estragar essa imagem num escândalo deste género. Ainda esta semana a marca anunciou uma parceria com a Saudi Aramco e a AIST, um instituto Japonês, para em conjunto darem mais uns passos na sua visão do poço-para-a-roda em alternativa à preocupação comum do tanque-para-a-roda. Em resumo pretende-se que a eficiência do combustível e a redução das emissões comece logo no desenvolvimento de um novo combustível e num motor que funcione com esse combustível.
Na verdade não foi isso que se passou com a Mazda que imediatamente se viu obrigada a esclarecer a situação. Existem de facto erros nos valores obtidos em alguns testes mas isso deveu-se a um erro na maneira como foram medidos. Tratou-se de uma falha num dos parâmetros de variação da velocidade que acabou por originar valores falsos.
Esta ação não foi regular nem intencional como noutros casos. Afetou uma pequena amostra dos testes que são feitos e nem sequer teve influência nas categorias de eficiência energética em que os modelos foram incluídos. A Mazda informa no entanto que vai arranjar mecanismos para que tal falha não volte a acontecer e se for o caso irá sancionar possíveis culpados pelo sucedido.
A eficiência dos motores a combustão da Mazda tem sido uma das suas bandeiras quando a maioria das marcas, para não dizer todas, se viraram para a propulsão elétrica. Não faria sentido estragar essa imagem num escândalo deste género. Ainda esta semana a marca anunciou uma parceria com a Saudi Aramco e a AIST, um instituto Japonês, para em conjunto darem mais uns passos na sua visão do poço-para-a-roda em alternativa à preocupação comum do tanque-para-a-roda. Em resumo pretende-se que a eficiência do combustível e a redução das emissões comece logo no desenvolvimento de um novo combustível e num motor que funcione com esse combustível.
sexta-feira, 13 de julho de 2018
Mazda Drive Stories
Partilhamos 3 histórias em 3 continentes com algo que liga estas pessoas: Mazda.
sexta-feira, 29 de junho de 2018
50 milhões de veículos
No passado mês de Maio a Mazda assinalou 50 milhões de veículos produzidos no Japão. A cerimónia de comemoração teve lugar há um mês atrás na fábrica de Hofu embora Hiroshima seja o outro importante pólo para que se tenha chegado a este número.
Hoje em dia a produção não se faz só no Japão mas também na Tailândia, China, Vietname, Rússia, Irão e em breve Argélia entre outros. Ao nosso mercado chegam já muitas unidades de origem Mexicana (Ver mais aqui). Estas fábricas seguem os padrões japoneses tendo os mesmos processos e controlo de qualidade. Também em breve os EUA terão uma fábrica fruto da parceria Mazda-Toyota (ver mais aqui).
A propósito de EUA, a Mazda North America Operations informou ontem publicamente que contestou a politica da administração Trump de taxação aos produtos importados em nome de todos os trabalhadores da Mazda naquele país e respectivos familiares.
Enquanto uns optam por dificultar a importação aos artigos vindos de fora aqui no Mazda Notícias continuamos a preferir os modelos produzidos na casa mãe e por isso deixamos o vídeo seguinte da fábrica Ujina em Hiroshima que percorre as diferentes fases de produção.
Foram precisos 86 anos e 7 meses desde que o primeiro Mazda foi produzido: um dos triciclos motorizados em Outubro de 1931. |
A história passa ainda pelo primeiro veículo de passageiros, o R360 Coupe em 1960. |
Em 1982 começou a produção na fábrica de Hofu em Yamaguchi fábrica de onde saíu o veículo 50.000.000, um Mazda6. |
Hoje em dia a produção não se faz só no Japão mas também na Tailândia, China, Vietname, Rússia, Irão e em breve Argélia entre outros. Ao nosso mercado chegam já muitas unidades de origem Mexicana (Ver mais aqui). Estas fábricas seguem os padrões japoneses tendo os mesmos processos e controlo de qualidade. Também em breve os EUA terão uma fábrica fruto da parceria Mazda-Toyota (ver mais aqui).
A propósito de EUA, a Mazda North America Operations informou ontem publicamente que contestou a politica da administração Trump de taxação aos produtos importados em nome de todos os trabalhadores da Mazda naquele país e respectivos familiares.
Enquanto uns optam por dificultar a importação aos artigos vindos de fora aqui no Mazda Notícias continuamos a preferir os modelos produzidos na casa mãe e por isso deixamos o vídeo seguinte da fábrica Ujina em Hiroshima que percorre as diferentes fases de produção.
sexta-feira, 22 de junho de 2018
Novo Mazda Familia Van
A nova versão do Mazda Familia Van foi ontem lançada. Após anos sucessivos tendo como base o Nissan NV150 AD...
....a nova versão decorre da parceria entre Mazda e Toyota passando o Familia Van a nascer do Toyota Probox/Succeed.
De seguida ficam as imagens deste novo modelo de utilização comercial e que como habitualmente se manterá acessível apenas no Japão.
O interior é minimalista uma vez que se trata de um carro de trabalho mas no que toca à segurança possui vários sistemas habitualmente presentes nos veículos de passageiros dos quais se destaca o radar de assistência à travagem de emergência.
....a nova versão decorre da parceria entre Mazda e Toyota passando o Familia Van a nascer do Toyota Probox/Succeed.
De seguida ficam as imagens deste novo modelo de utilização comercial e que como habitualmente se manterá acessível apenas no Japão.
O interior é minimalista uma vez que se trata de um carro de trabalho mas no que toca à segurança possui vários sistemas habitualmente presentes nos veículos de passageiros dos quais se destaca o radar de assistência à travagem de emergência.
quinta-feira, 14 de junho de 2018
Mazda em Lego
Para alguns leitores que como nós tenham estas duas paixões em simultâneo, nada melhor do que combiná-las. Em semana de 24 horas de Le Mans, alguém criou um modelo do Mazda 787B em Lego com um rigor assinalável.
Este modelo é para já apenas uma "ideia" inserida no programa da Lego que desafia pessoas comuns a criarem novos sets de construção. Estas ideias são publicadas online e as que obtiverem mais adeptos poderão vir a tornar-se num conjunto para venda ao público.
Neste caso podemos contribuir clicando em Support no link abaixo:
https://ideas.lego.com/projects/c7499814-286e-434e-b9e0-057e9b5d431d
Aproveitamos esta oportunidade para publicar também um vídeo de uma fábrica Mazda feita em Lego replicando a linha de montagem de 1960. Dois exemplos de uma boa ideia e execução.
Este modelo é para já apenas uma "ideia" inserida no programa da Lego que desafia pessoas comuns a criarem novos sets de construção. Estas ideias são publicadas online e as que obtiverem mais adeptos poderão vir a tornar-se num conjunto para venda ao público.
Neste caso podemos contribuir clicando em Support no link abaixo:
https://ideas.lego.com/projects/c7499814-286e-434e-b9e0-057e9b5d431d
Aproveitamos esta oportunidade para publicar também um vídeo de uma fábrica Mazda feita em Lego replicando a linha de montagem de 1960. Dois exemplos de uma boa ideia e execução.
sexta-feira, 25 de maio de 2018
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