Translate

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Vídeos Mazda Route3

A melhor maneira de mostrar o que aconteceu durante cerca de 1 mês nesta viagem Hiroshima-Frankfurt é sem dúvida através de vídeos. Juntámos neste artigo todos os vídeos realizados ao final de cada uma das 7 etapas com o relato de John Mahoney.

Etapa 0 - de Hiroshima a Vladivostok

Este primeiro vídeo já tinha sido publicado aqui mas deixamos novamente com a preparação dos carros transportados de barco até à Rússia.



Etapa 1 - de Vladivostok a Blagoveshchensk

Percorrem-se os primeiros quilómetros em estradas nem sempre nas melhores condições e por onde também "circulavam" mosquitos tão grandes que não se esmagavam contra o vidro. A primeira etapa revelou o que viria a ser uma constante na Rússia: a agressividade dos condutores russos que não tinham problemas em arriscar uma ultrapassagem mesmo sem visibilidade e com carros a vir de frente.




Etapa 2 - de Blagoveshchensk a Ulan-Ude

Nesta etapa atravessaram-se as zonas mais desertas de todo o percurso com troços de autoestrada  não dignos desse nome. Dá-se também o primeiro furo. Apesar de não poderem atravessar para a China a caravana andou muito perto tendo contacto com uma diversidade cultural bastante rica com influências russas e chinesas.



Etapa 3 - de Ulan-Ude a Krasnoyarsk

A caravana vê-se envolvida na primeira situação de trânsito uma vez que começam a aproximar-se de grandes cidades. A fúria dos condutores russos essa mantém-se. Vêm-se também com frequência animais que passeiam na estrada despreocupadamente.



Etapa 4 - de Krasnoyarsk a Barnaul

Nesta etapa surge o primeiro clube de fãs e entusiastas da Mazdas que aguarda a caravana para os (des)encaminhar para uma festa. Dado o péssimo estado da estrada neste percurso dão-se 2 furos um dos quais num Mazda CX-9 de apoio que rebentou completamente o pneu. Mas os Mazdas3 também foram afectados por problemas graves. Um dos carros estava com dificuldades em trabalhar descobrindo-se mais tarde que terá sido devido a gasolina contaminada e outro partiu uma parte da suspensão não havendo peça para o substituir.



Etapa 5 - de Barnaul a Tyumen

Graças a uma organização fantástica e à enorme vontade de levar esta aventura até ao fim consegue-se a peça que faltava ao carro 7 para resolver o problema na suspensão. Mas outro percalço aconteceu quando um jerrican de 20 litros se entornou num dos Mazdas3. Após uma limpeza da bagageira o condutor teve de seguir viagem de mala aberta para eliminar o odor a gasolina.



Etapa 6 - de Tyumen a Moscovo

A comitiva está cada vez mais a ocidente e já falta pouco para terminar. Algumas fotos são tiradas com um pé na Ásia e outro na Europa. Por onde passam continuam a recolher olhares curiosos e os clubes de fãs russos continuam a aparecer para escoltar (e ficar a conhecer ao vivo) os novos Mazda3.



Etapa 7 - de Moscovo a Frankfurt

Depois de resistirem às mais variadas condições há 2 carros que não terminam a viagem com a restante caravana devido a questões burocráticas na Bielorrússia. Mas a viagem continua com a despedida da Rússia e com várias actividades culturais ao atravessar a Bielorrússia, Polónia e Alemanha (com paragem em Berlim) até que finalmente os carros chegam ao destino em Frankfurt.



Relembramos que Portugal teve como representantes 2 jornalistas e Luís Ventura do Mazda Clube de Portugal que continua a fazer o seu relato com fotos e vídeos no fórum do clube. Visite os links abaixo para ver mais sobre esta aventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário