Translate

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aniversário do túnel de vento da Mazda

É indispensável que os construtores de automóveis tenham em mente a aerodinâmica quando estão a desenvolver novos modelos. Quando se procuram automóveis cada vez mais eficientes é importante saber o seu coeficiente de resistência ao vento e a Mazda desde cedo sub-contratava instalações a norte de Tóquio que permitiam a realização destes estudos. Dada a elevada distância entre Hiroshima e essas instalações, a Mazda investiu na construção do seu próprio túnel de vento que ficou pronto em 1983.


Amanhã, dia 26 de Outubro, passam 30 anos desde a abertura do túnel de vento da Mazda que marcou na altura o estado da arte ao nível deste tipo de infraestruturas. A enorme ventoinha com 8 metros de diâmetro instalada na pista de testes de Miyoshi, consegue gerar velocidades desde os 10km/h até mais de 200km/h.


Nele também se inclui um aparelho de fumo que podemos ver na imagem anterior e que configura um método para apuramento da aerodinâmica dos veículos. A foto é no entanto um pouco mais recente uma vez que nela aparece um RX-7 já de inícios dos anos 90. Na imagem abaixo temos Satoshi Okamoto, actual engenheiro-chefe da equipa de aerodinâmica junto do túnel que passados 30 anos ainda ajuda nesta luta contra um "inimigo" invisível: o ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário