No circuito de Suzuka realizou-se o 2º Japan Grand Prix mais precisamente a 2 e 3 de maio de 1964. Havia duas categorias para estes pequenos carros. Na classe T-I participavam motorizações abaixo de 400cc e na classe T-II motorizações entre 401cc e 700cc. Vários Mazda Carol foram inscritos com motores de 360cc e 600cc cada um na respectiva classe.
O melhor resultado que a Mazda conseguiu foi o 4º lugar em ambas as classes tendo perdido para o Subaru 360 na classe T-I e para o Toyota Publica na classe T-II.
Há um vídeo da corrida no Youtube mas infelizmente com a qualidade que se espera de um filme com 50 anos. No entanto é um bom documento histórico.
A marca está dedicada em manter a sua tradição no desporto automóvel. Para o futuro, noticiámos recentemente que podemos contar com uma nova competição mono-marca global utilizando a quarta geração do MX-5.
Nos EUA já terminou o Tudor United SportsCar Championship onde corria o Mazda Prototype com motor a gasóleo de 2.2L Skyactiv-D. Na categoria de protótipos o carro #07 e o #70 ficaram em 8º e 11º respetivamente na categoria que aliás foi vencida por um português, João Barbosa, mas ao volante de um Corvette. Todavia, uma vez que se considera ter havido progressos significativos ao longo da época, podemos contar com o Mazda Prototype na temporada de 2015.
Talvez não para o ano mas para os seguintes, poderá surgir um novo carro de corrida a gasolina com motor Mazda MZR de 2.0L. Pelo menos a NASA (National Auto Sport Association) apresentou ontem uma réplica à escala 1/4 de um protótipo com chassis Élan e motor Mazda. Segundo a Mazda Motorsports assim que hajam 8 encomendas ele será produzido durante o próximo ano.
Para completar a Mazda reformulou a sua presença nas Indycar Series adicionando uma nova categoria, os Indy Lights, e com ela um novo carro de competição. Este campeonato é a porta de entrada de muitos pilotos para o mundo do desporto automóvel nos EUA e a Mazda é portanto sua mentora ao estar envolvida com este projeto há já 30 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário