Translate

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Plano de lançamentos da Mazda

Fechámos 2016 com um artigo sobre o futuro do design na Mazda e abrimos 2017 com uma análise aos lançamentos que estão para vir numa perspectiva a 3 anos.

O Mazda CX-5, agora apresentado, é o primeiro modelo da renovação da gama embora não tenha estreado nenhuma linguagem estilística ou plataforma novas. No entanto o nível de qualidade dos materiais (e consequentemente do produto final) subiu mais um degrau mostrando que a Mazda se aproxima geração após geração do mercado premium.

Também já anunciado sob a forma de teaser do seu interior, será uma das grandes novidades da gama o Mazda CX-8. Este modelo apesar de partilhar componentes com o CX-5 será um modelo maior destinado ao mercado japonês onde não se vende o Mazda CX-9. Com este novo modelo passa a estar disponível um SUV com configuração de 6 ou 7 lugares.


Se chegará à Europa ainda não sabemos mas em termos globais irá totalizar em 5 o número de SUV's da marca: CX-3, CX-4, CX-5, CX-8 e CX-9 sendo que o CX-7 já só se produzia no ano passado na China. Isto prova que a moda dos SUV's já é uma realidade também na Mazda que por exemplo este ano deixou de produzir os modelos Mazda5 e Biante.

A única carrinha de grande porte que se poderá safar em alguns mercados será a Mazda MPV cuja nova versão terá de surgir de desenvolvimento interno com aplicação das tecnologias Skyactiv substituindo a versão atual que ainda utiliza plataforma Ford. Com uma nova versão deste modelo a ligação à Ford fica efetivamente terminada no que diz a modelos em produção.


Os restyles ao Mazda3 costumam manter-se no mercado durante 2 anos o que significa que este modelo irá conhecer a sua nova geração para o ano e talvez no ano seguinte surgirá a nova versão do CX-3. Este último deverá seguir a tendência de crescimento ao nível das dimensões exteriores passando a ter mais em comum com o Mazda3 e não com o Mazda2 como acontece atualmente. Isto trará certamente mais espaço interior, corrigindo por exemplo uma das lacunas do atual modelo que é a dimensão da sua bagageira.

Para mais tarde ficam as novas versões do Mazda6 e Mazda2 sendo que neste último a grande novidade deverá ser a sua versão elétrica. O primeiro EV da marca será um citadino estando para já em aberto se este irá usar a nomenclatura "2" ou se terá um nome próprio. Será o resultado de anos de experiências que verão finalmente a luz do dia.

Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/12/o-mazda2-electrico-demio-ev-ja-esta.html

Entretanto em 2020 chega também a nova pick-up da Mazda que mais uma vez corta a sua ligação à Ford e passa a ter proveniência Isuzu.

Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2016/07/acordo-entre-mazda-e-isuzu-para-nova.html

Por fim, relembramos que 2020 é o ano do centésimo aniversário da marca e a esperança mantém-se de que uma prenda chamada RX-7 irá chegar mesmo a tempo do aniversário. Esta novidade da gama deve trazer para produção muito do que foi apresentado pelo RX-VISION e os entusiastas da marca e do motor rotativo mal vêm a hora de o conhecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário