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sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aumento da produção dos motores Skyactiv

A Mazda anunciou que pretende aumentar em aproximadamente 20% a sua produção de motores em Hiroshima. Estão em causa tanto os motores a gasolina Skyactiv-G como os diesel Skyactiv-D. No final de 2014 esperam ter-se produzido nesse ano 1 milhão de motores face ao valor actual de 800 mil.


Para além da produção em Hiroshima, os motores Skyactiv são também fabricados na China nas instalações da Changan Ford Mazda Engine Co. e serão no futuro também fabricados no México na nova fábrica conforme noticiado aqui dia 8 de Agosto.

História dos motores SKYACTIV
Out. 2009: SKY Concept revelado no Salão Automóvel de Tóquio 2009
Out. 2010: Lançamento da tecnologia SKYACTIV
Maio 2011: Início da produção da nova geração de motores a gasolina SKYACTIV-G
Jun. 2011: 1º veículo SKYACTIV, Demio (Mazda2), lançado no Japão
(primeiro veículo equipado com SKYACTIV-G)
Set. 2011: 2º veículo SKYACTIV, Axela (Mazda3), lançado no Japão
(primeiro veículo equipado com SKYACTIV-Drive)
Jan. 2012: Início da produção dos motores diesel SKYACTIV-D
Fev. 2012: 1º veículo totalmente SKYACTIV, Mazda CX-5, lançado no Japão
(primeiro veículo equipado com SKYACTIV-D, SKYACTIV-Chassis, SKYACTIV-Body)
Out. 2012: Aumento da capacidade produtiva de motores SKYACTIV
Nov. 2012: 2º veículo totalmente SKYACTIV, Atenza (Mazda6), lançado no Japão
Fev. 2013: Produção do Mazda CX-5 expandida para a fábrica Ujina Plant No.1
Outono 2013: Terceiro veículo totalmente SKYACTIV, Axela (Mazda3), a ser lançado globalmente



Para este aumento de produção irão contribuir melhorias ao nível da infraestrutura e maquinaria que a Mazda afirma vir trazer mais versatilidade ao processo produtivo. Fica como exemplo uma melhoria sugerida e posta em prática por um grupo de operadores. Trata-se da fase de aplicação de um tratamento anti-ferrugem à cambota. Podemos ver à esquerda o antes e à direita o depois com recurso a uma máquina desenvolvida internamente e que permite uma poupança de 80%-85% de produto que até aqui era desperdiçado.



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