Para além da produção em Hiroshima, os motores Skyactiv são também fabricados na China nas instalações da Changan Ford Mazda Engine Co. e serão no futuro também fabricados no México na nova fábrica conforme noticiado aqui dia 8 de Agosto.
História dos motores SKYACTIV
Out. | 2009: | SKY Concept revelado no Salão Automóvel de Tóquio 2009 |
Out. | 2010: | Lançamento da tecnologia SKYACTIV |
Maio | 2011: | Início da produção da nova geração de motores a gasolina SKYACTIV-G |
Jun. | 2011: | 1º veículo SKYACTIV, Demio (Mazda2), lançado no Japão (primeiro veículo equipado com SKYACTIV-G) |
Set. | 2011: | 2º veículo SKYACTIV, Axela (Mazda3), lançado no Japão (primeiro veículo equipado com SKYACTIV-Drive) |
Jan. | 2012: | Início da produção dos motores diesel SKYACTIV-D |
Fev. | 2012: | 1º veículo totalmente SKYACTIV, Mazda CX-5, lançado no Japão (primeiro veículo equipado com SKYACTIV-D, SKYACTIV-Chassis, SKYACTIV-Body) |
Out. | 2012: | Aumento da capacidade produtiva de motores SKYACTIV |
Nov. | 2012: | 2º veículo totalmente SKYACTIV, Atenza (Mazda6), lançado no Japão |
Fev. | 2013: | Produção do Mazda CX-5 expandida para a fábrica Ujina Plant No.1 |
Outono 2013: | Terceiro veículo totalmente SKYACTIV, Axela (Mazda3), a ser lançado globalmente |
Para este aumento de produção irão contribuir melhorias ao nível da infraestrutura e maquinaria que a Mazda afirma vir trazer mais versatilidade ao processo produtivo. Fica como exemplo uma melhoria sugerida e posta em prática por um grupo de operadores. Trata-se da fase de aplicação de um tratamento anti-ferrugem à cambota. Podemos ver à esquerda o antes e à direita o depois com recurso a uma máquina desenvolvida internamente e que permite uma poupança de 80%-85% de produto que até aqui era desperdiçado.
Sem comentários:
Enviar um comentário