Em Janeiro de 1965 a Mazda iniciava uma cooperação técnica com a Perkins Services N.V. do Reino Unido para a produção de motores a Diesel. Os 50 anos desta parceria são o mote para conhecermos mais alguns dos veículos de trabalho da Mazda. |
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A Perkins, que hoje pertence à Caterpillar, teve por missão desenvolver 3 motorizações de 4 cilindros a Diesel com licença para produção exclusivamente cedida à Mazda.
Perkins 4.154 (GA)
Tratava-se de um 2,5L com 2.522cc que na Mazda recebeu o código de "XA". Foi usado em 1970 no Mazda E2500 sobre o qual já aqui tivemos um artigo. Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2014/01/50-anos-do-camiao-mazda-e2000.html
Em 1971 foi também usado na primeira geração do Mazda Titan que noutros mercados dava continuidade à designação E. Apenas uma referência final ao facto de ter existido uma versão de 6 cilindros deste motor tendo ele o código de "YA" e que os motores Mazda "XB" de 2.7L e "XC" de 3.7L não eram de origem Perkins apesar da semelhança na codificação.
Perkins 4.135 (GB)
Baseado na motorização anterior, a Perkins desenvolve o "GB" que corresponde na Mazda ao motor "S2". Tratava-se de um 2,2L com 2.209cc. Foi usado entre 1979 e 1984 nos seguintes modelos:
Perkins 4.182 (GC)
Para terminar falta apenas o "GC" que correspondia ao motor Mazda "HA" de 3,0L com 2.977cc. Também desenvolvido a partir do "GA", este motor foi usado em muitos dos veículos de carga aqui referidos quando nas suas designações vemos "3000" ou seja E3000 ou B3000.
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