Translate

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Resultados das Vendas Mazda em 2014

2014 foi mais um ano de crescimento para a Mazda tendo a Mazda Europa noticiado um crescimento na casa dos 2 dígitos, isto é, 19% de aumento das vendas na Europa com 175.028 veículos vendidos. Este resultado corresponde a uma quota de mercado de 1,3%.

O modelo mais vendido na Europa este ano foi o Mazda CX-5 embora o Mazda3 tenha sido o último lançamento e tenha registado um aumento nas vendas de 82%. De facto, algumas concessões nacionais já não têm o novo modelo nem para exposição mesmo considerando que o motor disponível (Skyactiv-G de 1.5L a gasolina) ainda não é o mais apetecível para o nosso mercado.

Em termos de números, Portugal é o país em que a marca mais cresceu com 79% de aumento seguido da Polónia e Espanha. No nosso país venderam-se 1092 Mazdas este ano. Um número muito bom a fazer lembrar os 1034 veículos vendidos em 2011 e a fazer esquecer os 376 de 2012 e os 610 de 2013. Ainda assim a quota de mercado situa-se abaixo do 1%.

Para este ano é expectável que o crescimento se mantenha com a chegada ao mercado dos mais recentes lançamentos. Para Portugal já a partir de março é possível que surja nos stands o novo Mazda2 e depois o CX-3, facelifts do Mazda6 e Mazda CX-5 e por fim o novo MX-5 no terceiro trimestre. Isto significa quase um ritmo de 1 carro novo por mês nos stands portugueses.


E este não é um ano qualquer para a Mazda Motor de Portugal (MMP). 1995 foi o ano em que a MMP foi instituída em Portugal, ou seja, há 20 anos atrás (foto da sede da altura no Porto). Aliás a MMP foi a segunda representação nacional da marca na Europa a seguir à Alemanha, por outras palavras, diretamente dependente da Mazda e não de um importador privado como acontecia até então também no nosso país.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber quando é que a gama de motores do Mazda 3 será alargada? Fala-se de um motor diesel, mas para já não há qualquer informação oficial, quer em termos da calendarização como das caracteristicas do motor. Poderiam pelo menos indicar uma janela temporal de qundo estão previstos os novos motores.

    Desde já agradeço a vossa atenção,

    ResponderEliminar
  2. Caro leitor, agradeço o seu comentário. Somos um blog independente que se baseia em factos. Sobre a questão que coloca há muita especulação mas nenhuma certeza. Soubemos através de um concessionário que não está previsto antes do Outono. Depois disso só a Mazda Motor de Portugal lhe poderá responder. Por aqui vamos continuar a acompanhar a situação e reportaremos assim que hajam novidades. Obrigado por nos visitar.

    ResponderEliminar