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quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estratégia de motorização da Mazda

A estratégia da Mazda no que toca a motores veio a publico por intermédio de Kenichiro Saruwatari, reponsável de I&D na Europa, em entrevista à Automotive World.


Foram abordadas as tecnologias a seguir nos próximos anos e a aposta vai continuar a ser na eficiência dos motores térmicos (gasolina/diesel). Algo já está preparado com vista à eletrificação e o Mazda3 híbrido disponível no Japão foi referido como parte da investigação nessa área (Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/10/mazda3-hibrido-disponivel-no-japao.html).

No entanto a curto prazo podemos contar com os novos motores Skyactiv-G2 e Skyactiv-D2. Estes motores pretende-se que estejam à prova dos testes em curso na Europa e que possam vir a ser adotados para avaliação de "Real Drive Emissions".

Segundo a Mazda a aposta na eletrificação deve ser hibrida para ir de encontro às necessidades reais das pessoas. Problemáticas habitualmente referidas são por exemplo a autonomia dos carros de maior segmento em viagens longas mas há questões menos abordadas como por exemplo a dificuldade se toda a gente de repente precisasse de carregar o seu carro em cidades muito populosas. A Mazda considera por isso que paralelamente devia haver uma aposta nos biocombustiveis pois não se devem deitar fora anos de investigação da industria automóvel nos motores convencionais.  Uma tecnologia que está também a ser explorada é a "Homogeneous Charge Compression Ignition" (HCCI) que poderá vir a ser útil para os motores hibridos.

A terminar Kenichiro reforça algumas das apostas da marca como são a redução de peso dos veículos, tentar uma aproximação cada vez maior às marcas premium mas mantendo sempre o prazer de condução como primeira prioridade.

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