Sobre o veículo elétrico...
Já aqui tínhamos referido que a eletrificação não era um objetivo a curto prazo na Mazda mas que algo estava a ser preparado e essa mensagem voltou a ser reforçada quando Kiyoshi Fujiwara, responsável de I&D, apontou 2019 como a data para lançamento do primeiro veículo elétrico da Mazda com a possibilidade de ter um motor rotativo acoplado para extensão da autonomia.
É preciso no entanto moderar expectativas pois não será um veículo desenvolvido de raiz mas antes um modelo adaptado, possivelmente segmento B ou C inicialmente com vista apenas a alguns mercados europeus. Este veículo terá partes Mazda e outras Toyota dando continuidade a uma parceria que começou em 2012 e foi renovada no ano passado.
Sobre o motor rotativo...
Parece não ser possível realizar um salão automóvel sem que a pergunta não seja colocada: para quando o regresso do motor rotativo? Kiyoshi Fujiwara diz que a marca está a trabalhar para que o RX-Vision dê lugar a uma versão de produção mas algumas problemáticas estão por resolver. Embora a moda seria recorrer a motores elétricos para aumento de potência, o atual estado da arte no que toca ao peso das baterias vai provavelmente levar a que se continue a optar pelo recurso ao turbo.
Embora toda a gente na Mazda seja apaixonada pelo motor rotativo e modelos desportivos, Kiyoshi refere que a área financeira não gosta muito de ver demasiados recursos investidos em produtos de nicho portanto o futuro RX continua a contar com a pressão dos fãs para ver a luz do dia.
Voltando aos automóveis expostos, o destaque vai para as duas novidades presentes no stand da Mazda e que terão direito a artigos dedicados nos próximos dias (fotos Motor1).
Mazda CX-5
Mazda RT24-P
Sem comentários:
Enviar um comentário