Translate

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Investimento mutuo entre Mazda e Toyota

A parceria entre Mazda e Toyota deu um passo em frente com as duas marcas a anunciar hoje os termos de um acordo que inclui compra de capital nas duas marcas. O protocolo anterior cuja notícia pode ser consultada aqui pretendia analisar de que forma as duas marcas poderiam obter vantagens mutuamente e o resultado é este novo memorando de entendimento. Os principais tópicos desse memorando são:

  • Criação de uma joint-venture a 50-50 nos EUA que começará a produzir em 2021 com capacidade anual de 300.000 carros. Nela serão produzidos os modelos CX da Mazda e o futuro Corolla da Toyota ambos com destino ao mercado Norte Americano. Ambas as marcas esclareceram que isto não irá significar redução de investimento no México onde a Mazda já tem e a Toyota também virá a ter uma fábrica.
  • Desenvolver conjuntamente tecnologia para os automóveis elétricos com referência à partilha de conhecimentos entre as duas marcas de forma livre e ativa.
  • Desenvolver conjuntamente tecnologia para os automóveis conetados quer no que toca ao info-entretenimento quer no que toca à segurança pela conetividade carro-para-carro e carro-para-infraestrutura.
  • Produção de produtos complementares que se traduz na continuação da produção Mazda de um sedan para a Toyota enquanto esta irá construir para a Mazda um novo comercial do estilo Mazda Bongo vendido no Japão.

Adicionalmente as duas empresas irão em Outubro comprar participação uma na outra no mesmo valor sendo que no caso da Toyota esse valor se traduziu numa posse de 5,05% da Mazda e no caso da Mazda a mesma quantia correspondeu a participação em 0,25% da Toyota.


A Toyota passará a ser o 2º maior acionista da Mazda o que mostra o nível de comprometimento que as marcas estão a assumir ao dar este passo mas reforçando que cada uma manterá a sua autonomia.

Sem comentários:

Enviar um comentário