Agosto está a ser um mês de definição estratégica para a Mazda. Esta semana foi apresentada a visão a longo prazo da marca com o nome "Zoom-Zoom Sustentável 2030". A designação denuncia que se trata de uma estratégia de continuidade na qual os termos Zoom-Zoom, Kodo e Skyactiv se irão manter com as devidas atualizações.
Em termos de representação gráfica mantém-se a utilização de uma árvore, cada vez mais crescida, na qual agora se lê "Terra", "Sociedade" e "Pessoas".
- A Terra representa a preocupação ecológica com a definição de metas claras para redução da pegada ambiental em tudo o que é relacionado com a utilização do automóvel, desde a extracção de petróleo para combustível ou electricidade até ao seu desmantelamento, etapa na qual os veículos elétricos ainda não respondem cabalmente ao que fazer quando chega a hora reciclar baterias. A Mazda acredita que nos próximos anos os veículos a combustão continuarão a ser grande maioria e que por isso merecem o investimento.
- A Sociedade representando a qualidade de vida que primeiro, os sistemas de segurança, e segundo, a condução autónoma, irão trazer. No primeiro ponto com a expansão dos sistemas i-Activsense a todos os modelos e mercados e no segundo ponto através de um programa já em curso chamado Mazda Co-Pilot Concept que deverá mostrar os seus frutos em 2020 para aplicação prática em 2025.
- As Pessoas pelo que diz respeito ao prazer de condução ou Jinba-ittai que continuará a regrar o desenvolvimento dos novos modelos. Não se espere por exemplo que o programa referido no ponto anterior vá substituir o ser humano enquanto condutor. Mais uma vez a abordagem da Mazda é diferente e por isso lhe chama co-piloto. A Mazda acredita que as pessoas têm prazer a conduzir por isso o sistema irá apenas monitorizar a condução e só atuar em situações inesperadas, como uma perda súbita de consciência, na qual o carro substituirá o condutor, contactará automaticamente os serviços de emergência e irá conduzir-se com segurança para o local mais apropriado. Mas acima de tudo no que toca às pessoas pretende-se manter a forte ligação que a marca desperta nos seus clientes e fãs.
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Em linha com esta visão foi anunciado um novo tipo de motores designado de Skyactiv-X. Isto significa que os próximos modelos terão como opção motorizações a gasolina Skyactiv-G de 2ª geração, a gasóleo Skyactiv-D de 2ª geração e os Skyactiv-X que apesar de alimentados a gasolina têm um funcionamento idêntico aos diesel, isto é, a combustão dá-se devido à compressão de ar com gasolina e não pela faísca de uma vela. Em conjunto com a utilização de turbo, este motor tem ganhos ao nível de torque e eficiência conseguindo consumos iguais ou até melhores que os Skyactiv-D. No fundo a Mazda acredita ter conseguido juntar neste novo tipo de motor as vantagens de "um gasolina" e de "um diesel". |
A tecnologia por trás é chamada de HCCI (
Homogeneous Charge Compression Ignition) e já tinha sido
aqui apresentada. Não tem sido explorada em exclusivo pela Mazda mas mais uma vez será a marca nipónica a inovar colocando no mercado mais um novo tipo de motor revolucionário.
Resumem-se a seguir as diferentes tecnologias que fazem parte na nova estratégia através do seguinte plano de lançamentos e apresentações (de acordo com as cores):
Para concluir, apenas a nota de que há referência nesta visão ao desenvolvimento de veículos elétricos com destino inicialmente a países que já tenham políticas de incentivo ou até de exclusividade para este tipo motorização mas nenhuma referência se vê ao motor rotativo que por aqui mantemos a convicção, será apresentado também em 2019. Neste capitulo a Mazda mantém o segredo como alma do negócio.
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