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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Há 50 anos a Mazda já procurava menos emissões poluentes

As preocupações ambientais em geral, e no sector automóvel em particular, estão cada vez mais na ordem do dia. A Mazda é das poucas marcas que acredita que os motores de combustão ainda têm lugar num futuro cada vez mais híbrido e eléctrico. A sua visão holística sobre a mobilidade obriga-nos a pensar por um lado nos recursos consumidos para obter a electricidade que permite recarregar um eléctrico e por outro no que fazer às baterias quando o carro chega ao seu fim de vida.

Perante esta problemática a visão da Mazda continua a ser desenvolver a eficiência dos motores a combustão hoje tal como já em 1969. Há 50 anos, em Fevereiro, a Toyo Kogyo (agora Mazda) desenvolveu um sistema de tratamento automatizado de gases de escape pela primeira vez no Japão.


Utilizando computadores que na altura ainda eram máquinas volumosas, foi possível acelerar o tempo de análise aos dados obtidos em testes de emissões. Esta análise levou a rápidos desenvolvimentos ao nível dos motores a gasolina que deram origem à serie AP de Anti-Poluição.

O modelo Luce AP foi o primeiro a receber um motor mais amigo do ambiente e a obter por isso incentivos fiscais no Japão graças à optimização conseguida ao nível dos gases de escape. As melhorias foram depois estendidas a outros modelos vendidos a nível mundial. A seguir ficam alguns modelos que receberam a designação AP.

Luce AP (RX-4)

Cosmo AP (RX-5)

Roadpacer AP

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