Translate

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

50 anos da participação da Mazda nas 24h de Spa

Em 2014 assinalámos a entrada da Mazda na competição automóvel. Recorde aqui esse capítulo da história da marca.

Hoje avançamos 5 anos para partilhar algumas fotos da participação da Mazda na Marathon de la Route. Esta prova europeia de endurance era de extrema exigência para a época principalmente pela sua extensão. O seu nome oficial era de facto Liège-Roma-Liège e mais tarde Liège-Sofia-Liège. Em 1969 a prova passou a ser feita em pista nomeadamente em Nürburgring e Spa Francorchamps.


Foi há 50 anos atrás, em 1969, que a Mazda participou nas 24 horas de Spa com o Mazda R100. Infelizmente a prova havia de ficar marcada pela morte de um dos pilotos da Mazda, Leon Dernier, mas a equipa manteve-se em prova com outros dois R100 que terminaram em 5º e 6º lugar a seguir a um poker de Porsches 911.


O motor rotativo mostrava mais uma vez aos europeus que era fiável e competente. Isto porque já no ano anterior o Mazda 110S (Mazda Cosmo Sport) tinha obtido a mesma classificação na Marathon de la Route. Dos dois Mazda a participar em 1968, um deles abandonou após acidente e o outro terminou atrás de dois 911 e um Lancia Fulvia.


Era o início da Mazda nas provas de resistência europeias que culminaria com o sucesso alcançado em 1991 nas 24 horas de Le Mans.

Sem comentários:

Enviar um comentário