No dia de hoje a Mazda comemora 100 anos de existência.
Translate
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
sexta-feira, 10 de janeiro de 2020
Mazda3 com 150cv prestes a chegar à Europa
A grande novidade da semana é o facto de estar a chegar à Europa uma nova opção de potência para o Mazda3. O motor 2.0 Skyactiv-G é em tudo igual continuando a ser Mild-Hybrid mas passa a estar disponível com 150cv.
Através de uma reprogramação apenas, a Mazda garante que os consumos se mantêm em relação à versão de 122cv mas a aceleração de 0 a 100 km/h passa a fazer-se em 9,1 segundos em vez dos actuais 10,4. A velocidade máxima passa de 197 para 206 km/h.
Oportunidade para partilharmos a beleza das suas linhas comuns a todas as versões, Diesel, Gasolina ou Skyactiv-X.
Através de uma reprogramação apenas, a Mazda garante que os consumos se mantêm em relação à versão de 122cv mas a aceleração de 0 a 100 km/h passa a fazer-se em 9,1 segundos em vez dos actuais 10,4. A velocidade máxima passa de 197 para 206 km/h.
Oportunidade para partilharmos a beleza das suas linhas comuns a todas as versões, Diesel, Gasolina ou Skyactiv-X.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2020
Mazda3 TCR
Terminámos 2019 com um pouco de história da Mazda na competição automóvel e abrimos o novo ano com mais um capítulo. Seria este ano que a Mazda ia fazer parte da competição TCR. "Seria" pois notícias recentes dão conta da falência da Long Road Racing que era o preparador deste touring car.
O Mazda3 TCR conta com motor 4 cilindros turbo de 350 cavalos e uma caixa de 6 velocidades controlada por patilhas no volante. A participação fica para já adiada para 2021 uma vez que as provas começam em Janeiro e a Mazda tem ainda de encontrar um novo parceiro. Ficam em todo o caso as imagens de lançamento deste carro de corridas.
A TCR é uma competição de carros de turismo que já chegou a ter uma edição portuguesa mas devido à pouca adesão passou a TCR ibérica ainda assim com pouca divulgação. O carro está homologado para todas as provas TCR a nível mundial mas dificilmente o veremos em corrida nas pistas europeias.
O Mazda3 TCR conta com motor 4 cilindros turbo de 350 cavalos e uma caixa de 6 velocidades controlada por patilhas no volante. A participação fica para já adiada para 2021 uma vez que as provas começam em Janeiro e a Mazda tem ainda de encontrar um novo parceiro. Ficam em todo o caso as imagens de lançamento deste carro de corridas.
A TCR é uma competição de carros de turismo que já chegou a ter uma edição portuguesa mas devido à pouca adesão passou a TCR ibérica ainda assim com pouca divulgação. O carro está homologado para todas as provas TCR a nível mundial mas dificilmente o veremos em corrida nas pistas europeias.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2019
50 anos da participação da Mazda nas 24h de Spa
Em 2014 assinalámos a entrada da Mazda na competição automóvel. Recorde aqui esse capítulo da história da marca.
Hoje avançamos 5 anos para partilhar algumas fotos da participação da Mazda na Marathon de la Route. Esta prova europeia de endurance era de extrema exigência para a época principalmente pela sua extensão. O seu nome oficial era de facto Liège-Roma-Liège e mais tarde Liège-Sofia-Liège. Em 1969 a prova passou a ser feita em pista nomeadamente em Nürburgring e Spa Francorchamps.
Foi há 50 anos atrás, em 1969, que a Mazda participou nas 24 horas de Spa com o Mazda R100. Infelizmente a prova havia de ficar marcada pela morte de um dos pilotos da Mazda, Leon Dernier, mas a equipa manteve-se em prova com outros dois R100 que terminaram em 5º e 6º lugar a seguir a um poker de Porsches 911.
O motor rotativo mostrava mais uma vez aos europeus que era fiável e competente. Isto porque já no ano anterior o Mazda 110S (Mazda Cosmo Sport) tinha obtido a mesma classificação na Marathon de la Route. Dos dois Mazda a participar em 1968, um deles abandonou após acidente e o outro terminou atrás de dois 911 e um Lancia Fulvia.
Era o início da Mazda nas provas de resistência europeias que culminaria com o sucesso alcançado em 1991 nas 24 horas de Le Mans.
Hoje avançamos 5 anos para partilhar algumas fotos da participação da Mazda na Marathon de la Route. Esta prova europeia de endurance era de extrema exigência para a época principalmente pela sua extensão. O seu nome oficial era de facto Liège-Roma-Liège e mais tarde Liège-Sofia-Liège. Em 1969 a prova passou a ser feita em pista nomeadamente em Nürburgring e Spa Francorchamps.
Foi há 50 anos atrás, em 1969, que a Mazda participou nas 24 horas de Spa com o Mazda R100. Infelizmente a prova havia de ficar marcada pela morte de um dos pilotos da Mazda, Leon Dernier, mas a equipa manteve-se em prova com outros dois R100 que terminaram em 5º e 6º lugar a seguir a um poker de Porsches 911.
O motor rotativo mostrava mais uma vez aos europeus que era fiável e competente. Isto porque já no ano anterior o Mazda 110S (Mazda Cosmo Sport) tinha obtido a mesma classificação na Marathon de la Route. Dos dois Mazda a participar em 1968, um deles abandonou após acidente e o outro terminou atrás de dois 911 e um Lancia Fulvia.
Era o início da Mazda nas provas de resistência europeias que culminaria com o sucesso alcançado em 1991 nas 24 horas de Le Mans.
segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Mazda3 versão papamóvel
O líder da igreja católica, sua santidade o Papa Francisco, visitou recentemente o Japão com passagem por Nagasaki e Hiroxima. Na cidade natal da Mazda, o Papa fez as suas deslocações num Mazda3 doado pela marca para esse efeito.
A viatura em questão está equipada com motor Skyactiv-G de 1500cc, motorização não disponível em Portugal. A escolha está relacionada com a simplicidade característica do Papa que abdicou de uma viatura maior e ainda pediu para que os vidros traseiros não fossem escurecidos.
A viatura em questão está equipada com motor Skyactiv-G de 1500cc, motorização não disponível em Portugal. A escolha está relacionada com a simplicidade característica do Papa que abdicou de uma viatura maior e ainda pediu para que os vidros traseiros não fossem escurecidos.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
Prémios e distinções a fechar o ano
O ano está a terminar e por esta altura a Mazda tem sido referenciada diversas vezes por ocasião de prémios e distinções que hoje iremos divulgar.
Por fim a Mazda como um todo foi nomeada a melhor marca de carros 2020 pela U.S. News & World Report. Como base para este prémio foram destacados o Mazda3, Mazda6 e MX-5.
Começamos desde logo com o CX-30 que obteve 5 estrelas no EuroNcap o que não é bem um prémio mas um atestado das suas capacidades no que concerne à segurança. Mais não seria preciso dizer não tivesse este modelo obtido 99% no parâmetro de protecção de ocupantes que é o valor mais alto entre a concorrência e vem na linha dos também excelentes resultados do Mazda3. Um outro prémio para o mais recente SUV da Mazda foi o volante de ouro que não é um prémio desconhecido do nosso blog. O CX-30 sucede ao Mazda2 que tinha recebido esta distinção em 2014. Veja outros Mazda que ganharam este prémio aqui. |
O Mazda3 tem sido um "papa-prémios" começando com o carro do ano 2019 na China, Tailândia e na Escócia (foto à direita). Esteve ainda nomeado no top 10 para carro do ano no Japão (JCOTY) e no top 5 de "carro ecológico" nos EUA. O 3 conta ainda com a vitória na categoria o "melhor dos melhores" pela Reddot design award e melhor na categoria familiar e "vencedor supremo" do prémio 2019 Women’s World Car of the Year. |
O inovador motor Skyactiv-X, que já se encontra disponível em Portugal, também teve direito a prémio na Polónia pela publicação Moto.pl da qual recebeu o prémio de inovação (foto à esquerda). No Japão este motor foi distinguido pela Associação Japonesa de Aço Inoxidável. |
Subscrever:
Mensagens (Atom)