O motor rotativo foi apresentado pela Mazda (ainda com a desginação Toyo Kogyo) no 10º Tokyo Motor Show de 1963. Alguns anos de desenvolvimento culminaram finalmente num protótipo que viria a dar origem ao Mazda 110S ou Mazda Cosmo Sport.
É precisamente o decréscimo na procura dos veículos equipados com motor rotativo que justificam a posição do actual presidente da Mazda em relação a um sucessor do RX-8. Masamichi Kogai diz em entrevista que só seria viável voltar ao desenvolvimento do motor rotativo se o novo modelo vendesse 100.000 unidades num ano. Fica portanto fora de questão tendo em conta que no seu melhor mercado, que são os Estados Unidos da América, o Mazda RX-8 vendeu no seu melhor ano 23.690 unidades (em 2004) e o Mazda RX-7 vendeu 56.203 unidades (em 1986).
No entanto o presidente tem noção da responsabilidade que é ter sido a única marca a ter apostado neste tipo de motores e que eles são parte importante da herança da marca. Afirma portanto que a investigação continua e certamente irá também continuar a especulação na hora de responder ao título deste artigo. Poucos dias depois da referida entrevista a What Car diz que a Mazda está a preparar um concorrente para o BMW i8 que será um híbrido no qual o motor rotativo servirá de extensor de autonomia a um motor eléctrico. Teremos de esperar para ver.
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