Translate

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Modelos em fim de vida e próximos lançamentos

Neste ainda início de ano vamos fazer uma análise a quais serão as próximas alterações na gama Mazda. Num próximo artigo faremos também uma retrospectiva às vendas do ano que passou, assim que saírem os números oficiais.

Para já, começando pelos modelos em "fim de carreira" temos desde logo o Mazda5. A actual geração do Mazda5 não foi muito acarinhada ao contrário da primeira. Uma grande diferença entre as duas foi o estilo sóbrio da primeira geração face às linhas muito trabalhadas da segunda geração em especial na lateral.

Se isso foi ou não decisivo para a quebra das vendas, é uma análise que a Mazda pode fazer comparando as vendas obtidas pelo Mazda5 face ao irmão gémeo que a Mazda construiu para a Nissan. É que o Nissan Lafesta não adoptou na totalidade a linguagem de estilo Nagare (em português "fluido") que antecedeu o estilo Kodo.


Como é normal acontecer aos Mazda de saída do mercado, foi lançada no Japão a versão Celeble que se trata de uma versão super equipada do Mazda5.



Não há para já uma perspectiva de sucessor para este segmento das pequenas carrinhas familiares. Na Europa são muito valorizadas com outras marcas a lançarem "versões SW" dos seus modelos quer de segmento familiar quer até do segmento citadino. No caso da Mazda os clientes do 5 serão provavelmente direccionados para o CX-5 e possivelmente para um CX-3 do qual muito se fala mas até agora sem nenhuma prova oficial de que venha a existir.

Os 2 modelos com sucessão à vista são os restantes veículos da actual gama não-Kodo: o Mazda2 e MX-5. No caso do citadino 2 foi tomada uma decisão estratégica de o direccionar mais a um público feminino. Esta opção justifica-se com o maior número de clientes mulheres na Ásia quando comparadas com as vendas residuais na Europa e EUA. Referência apenas para o facto de Peter Birtwhistle, designer chefe na Mazda Motor Europe já conhecer o aspecto final do carro, o que indicia o lançamento para breve.


Mais uma vez no Japão assistimos ao lançamento de versões especiais do Mazda2 mas também do Verisa que utiliza a mesma plataforma.






No caso do sempre muito aguardado roadster já aqui mostrámos algumas fotos espia tiradas nos EUA (Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/09/novo-mx-5-apanhado-em-testes.html). Mais recentemente foi também avistado em Nurburgring mas sem deixar antever mais nada para já.




Sem comentários:

Enviar um comentário