Translate

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Semana MX-5: história da criação

Iniciamos aqui uma semana dedicada aquele que é o mais icónico Mazda de todos: o MX-5. O desportivo mais vendido do mundo, celebra 25 anos e esta semana vamos publicar todos os artigos dedicado a este modelo.

Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2014/02/25-aniversario-do-mazda-mx-5.html

Para começar temos um vídeo do conhecido apresentador americano Jay Leno que no seu canal do YouTube adicionou uma reportagem dedicado aos 25 anos do Miata com dois convidados de luxo.



Este vídeo aborda vários pontos da criação do MX-5 pela boca da pessoa por trás da ideia original, Bob Hall. Este antigo trabalhador da Mazda, na altura ainda nem trabalhava para a marca quando apresentou a ideia pela primeira vez ao responsável de então pela investigação e desenvolvimento da Mazda, Kenichi Yamamoto.

Este foi o desenho que ele fez 2 anos antes de ser contratado pela Mazda e ao qual alguém da marca terá tirado uma fotografia.


Também é referido por Bob Hall que mais tarde se realizou um concurso com as participações dos estúdios de Hiroshima, de Tóquio e da Califórnia para desenvolverem o conceito quando a Mazda ainda considerava que podia não ser um produto rentável.

Aqui estão os 3 projectos apresentados, por ordem, Hiroshima, Tóquio e Califórnia.


O projecto da Califórnia foi o que obteve maior consenso e o seu desenvolvimento começou no Japão. Só mais tarde voltaram aos EUA os primeiros protótipos sob a designação P729. A seguir encontra-se uma versão de pré-produção.


Terminamos com uma frase do antigo presidente da Mazda, Kenichi Yamamoto, que disse a Tom Hall e que lhe terá ficado marcada: Bob-san, o MX-5 é o teu momento "ikigai". O momento "ikigai" é na cultura japonesa o momento da vida de uma pessoa que valida a sua existência, ou seja, que faz a sua vida ter um significado pelo legado que deixa. Uma frase acertada concordarão todos os fãs da Mazda e em especial do MX-5.

Sem comentários:

Enviar um comentário