Translate

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Recordes de produção Mazda

Faz parte da cultura da Mazda festejar os seus recordes de produção. Desta vez o marco alcançado é no mínimo curioso. Trata-se da unidade 10.000 do Mazda3 na versão carro de escola de condução.


A Mazda produz este tipo de viaturas adaptadas desde Maio de 2004 tendo alcançado este número 10 anos depois. A importância deste milestone está relacionado com o facto do Mazda3 representar cerca de 1/3 do mercado japonês de automóveis de instrução. Esta última geração com a sua filosofia de carro e condutor, cavalo e cavaleiro, como um só, tem sido apontada como a viatura ideal para quem está a tirar a carta.

Recuando um pouco mais, a Mazda também divulgou recentemente que em Maio de 1960 começaram a funcionar as instalações de montagem com a tecnologia mais evoluída existente à data no Japão. Esta fábrica em Hiroshima media 420 metros de uma ponta à outra e era controlada por computador permitindo que da mesma linha de montagem saíssem vários modelos com níveis de eficiência comparáveis às linhas de montagem de apenas 1 modelo.

Aliás, ainda é esta a forma de funcionar da Mazda actualmente sendo possível ver na mesma linha ser montado um Mazda3 por exemplo seguido de um Mazda CX-5. Eram produzidos na altura 7 modelos diferentes entre veículos de passageiros e de mercadorias com 14 variações de equipamento. A produção mensal disparou de 3.000 para 20.000 unidades fazendo da Mazda nos 3 anos seguintes o maior construtor japonês.


Esta capacidade de produção contribuiu certamente para o recorde que também assinalamos hoje por ter sido alcançado há 35 anos, em Junho de 1979. 10 milhões de veículos Mazda. A unidade 10.000.000 foi um Mazda 626 e saiu da linha de montagem 47 anos e 8 meses depois do primeiro Mazda produzido em Outubro de 1931.

Sem comentários:

Enviar um comentário