Translate

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Comemoração dos 20 anos do Mazda AZ-1

O Mazda AZ-1 foi um kei car vendido entre 1992 e 1994 com motor 660cc turbo. No domingo passado reuniram-se na sede da Mazda em Hiroshima mais de 100 exemplares para comemorar 20 anos do seu lançamento.


O desenvolvimento e produção do AZ-1 esteve a cargo da Suzuki numa das muitas parcerias que as duas marcas têm neste tipo de veículos mais pequenos e que são muito populares nas estreitas cidades japonesas.
A Suzuki apresentou o primeiro esboço para este carro em meados dos anos 80 mas abandonou o projecto até que em 1989 a Mazda apresentou 3 interpretações para um futuro modelo.


O projecto que mais se aproxima do modelo final foi o AZ-550 Type A (primeiro da foto acima) apesar do modelo de produção de ter perdido os faróis escamoteáveis. Esta alteração teve a ver com o conceito de se pretender um carro simples com uma estrutura mono-coque à qual estão presos os painéis. As cores disponíveis eram o vermelho e azul com os parachoques em cinza. Mas a principal originalidade vem das suas portas Gull-wing.

Outras versões surgiram destacando-se entre elas o AZ-1 Mazdaspeed, que se distingue pelos pára-choques na cor do carro e o M2 1015 no qual os farois de nevoeiro estavam embutidos no capot.


 

Já depois da intervenção da Mazda a Suzuki teve um modelo igual de nome Cara mas que não atingiu o volume de vendas do Autozam 1. O logotipo Autozam na frente do carro deve-se ao facto de esta ter sido uma marca da Mazda com a sua própria rede de concessionários mais especifica para pequenos automóveis como o AZ-1.

Sem comentários:

Enviar um comentário