Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A marca Eunos

A Eunos é a primeira das marcas criadas pela Mazda que iremos ver em detalhe conforme foi introduzido na semana passada (ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/as-marcas-da-mazda.html).


Na origem da palavra, algumas fontes apresentam o latim, outras o grego, para "eu" significando bom/alegria e "nos" como abreviatura da palavra inglesa "numbers". O logótipo é por vezes explicado como sendo o símbolo da Citroën ao contrário, e mais à frente já vai perceber porquê, mas na verdade é inspirado nas 12 camadas do quimono cerimonial, um traje tradicional japonês.

Criada no final dos anos 80, como as restantes marcas em análise, a Eunos pretendia oferecer uma serie de veículos com especificações topo de gama. Um pouco como a marca DS da Citroën actualmente. Poderíamos comparar com a Lexus ou a Acura mas estas foram criadas tendo como alvo o mercado norte-americano e para elas existe outra correspondência na Mazda que iremos ver mais à frente, a Amati. A Eunos destinava-se ao mercado japonês e alguns dos seus modelos foram vendidos exclusivamente com esta marca, outros eram adaptações requintadas de modelos que a Mazda já vendia. Abaixo fica uma lista dos veículos disponíveis nos concessionários Eunos, alguns deles com particularidades únicas.

Eunos 100 (versão do 323F BG ou Astina)

Eunos 300 (versão do Mazda Persona)

Eunos 500 (veículo próprio Eunos)

Eunos 800 (veículo próprio Eunos equipado com motor de ciclo Miller)

Eunos Presso ou Eunos 30X (conhecido por cá como MX-3 equipado com o V6 mais pequeno do mundo)

Eunos Cosmo (veículo próprio Eunos e também o primeiro carro do mundo com GPS)

Eunos Roadster (versão do Mazda MX-5)

Eunos Cargo (versão do Mazda Bongo)

Mazda Lantis (vendido na rede Eunos nas versões de 4 e 5 portas das quais apenas a de 5 portas foi vendida cá conhecida como 323F BA)

Mazda Bongo Friendee (vendido na rede Eunos)

Na Europa houve dois modelos Eunos que chegaram até nós. O Xedos6 (Eunos 500) chegou a ser vendido em Portugal e o Xedos9 apenas na sua última geração (evolução do Eunos 800).


A Eunos deixou de lançar modelos próprios em meados dos anos 90 mas um dos seus objectivos era a criação de um canal de vendas com produtos específicos para clientes específicos. Isto significa que a Eunos não eram apenas automóveis mas também uma rede de concessionários.


É neste contexto que surge a publicidade à Citroën. A Mazda possuía na altura a representação comercial da marca francesa no Japão. Nos concessionários Eunos foram vendidos uma serie de produtos Citroën:
- AX
- BX
- ZX
- XM
- Xantia
- Chanson (Saxo)
Fica por isso mais uma publicidade neste caso a outro modelo bem conhecido.


Project Eunos era uma campanha publicitária na qual foram atribuídos números aos modelos disponíveis nos stands. Veículos Mazda, Eunos e Citroën apareciam intercalados nessa acção de marketing. Atualmente não existem concessionários Eunos ao contrário do que aconteceu com outros dos canais que veremos em detalhe nos próximos artigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário