Será engano? O que estará uma publicidade do Citroën BX a fazer no blog Mazda Notícias? Veja o vídeo até ao fim e poderá começar a perceber.
Dado o pouco surgimento de notícias no inicio deste mês, o Mazda Notícias esteve a investigar mais sobre as marcas da Mazda que iremos dar a conhecer ao longo das próximas semanas. A existência de várias marcas associadas à Mazda tem a ver com um fenómeno da industria automóvel japonesa conhecido como "5 canais". Toyota, Nissan e Mazda possuíam no Japão várias forças de vendas com clientes-alvo específicos para os quais criaram 5 marcas diferentes e direccionadas a cada tipo de mercado. Em 2009, Nissan e Mazda abandonaram os "5 canais" mas mantêm diferentes marcas nos seus concessionários japoneses.
No caso da Mazda os canais de venda eram a própria marca Mazda, a εfini (Ẽfini/Infini), a Eunos, a Autozam e a Autorama. Vamos também saber mais sobre a Amati, uma marca que nunca chegou a lançar nenhum modelo.
Outro nome associado à Mazda no Japão é a Sumitomo Corporation que se trata do grande grupo económico ao qual pertence a Mazda. São variados os sectores em que este grupo actua (metalúrgico, químico, financeiro...) e um pouco por todo o mundo.
Símbolo da Sumitomo - Igeta:
Inspirado nas molduras de madeira cruzada que se construíam em torno dos poços no Japão pré-moderno
Acompanhe-nos nas próximas semanas e fique a saber mais sobre cada uma das marcas referidas e saiba a explicação completa para o vídeo colocado no inicio.
Muito porreiro, sempre bom aprender algo sobre a marca a que o nosso veículo pertence.
ResponderEliminarGostei bastante do objectivo e conteúdo da informação!
ResponderEliminarFinalmente vou ficar a saber a origem e razões por detrás da Efini e Eunos, as outras desconhecia.