Este protótipo apresentado em 2008 destacava-se pelo seu estilo agressivo e extremamente aerodinâmico. Era equipado por um motor Wankel de 1,9 litros e 3 rotores debitando 450cv.
Sucessor do legado Mazda nos carros de competição, nomeadamente nos protótipos de Le Mans, ostentava o número 55 em homenagem ao Mazda 787B que venceu as 24h em 1991.
A equipa da Top Gear revela agora que o carro se incendiou e tudo aconteceu enquanto estava à sua guarda. A revista começou por se assumir como culpada dizendo que tinham pecado em tom de brincadeira mas as muitas reacções negativas e de desânimo geral já levaram a uma alteração no texto com que anunciam o acontecimento a propósito da sua edição comemorativa dos 20 anos.
Segundo o relato da revista a análise/condução já tinha sido feita e o carro ficou livre para captação de imagens. Mark Ticehurst era o piloto da Mazda UK que conduzia o carro enquanto a equipa de filmagens o seguia num SUV. Essa mesma equipa apercebeu-se que nas reduções o carro lançava algumas labaredas pelo escape mas nada de anormal até que numa das vezes o barulho do carro mudou para algo muito estranho e as labaredas apareceram por baixo do motor. Tentaram alcançar o carro sem sucesso dada a velocidade. Quando conseguiram fazer sinal de luzes ao condutor estava ele já muito distante da equipa de bombeiros. O piloto terá saltado com o carro ainda em andamento mas foi impossível deter as chamas em tempo útil. Em 8 minutos um carro único ficou reduzido a pouco mais que cinzas.
De facto o Furai não era visto em público há vários anos. Era até questionável a utilização de um chassi Lola no Mazda que iria correr nas 24 horas de Le Mans deste ano com motor Skyactiv-D. Afinal o carro estava destruido há muito mas a história foi incrivelmente ocultada durante 5 anos! com a Mazda a autorizar apenas agora a divulgação desta notícia.
Que coisa hein! Nunca vi um segredo tão difícil de guardar sobreviver tanto tempo.
ResponderEliminar