Marco corporativo | Recorde ou distinção | Modelo novo | |
1920 | Fundação da
Toyo Cork Kogyo Co., Ltd. em Hiroshima, Japão a 30 de Janeiro![]() | ||
1921 | Jujiro Matsuda torna-se presidente Ver mais aqui | ||
1927 | Alteração da designação social para Toyo Kogyo Co., Ltd. | ||
1929 | Início da
produção de ferramentas Ver mais aqui | ||
1931 | Início da
produção de camiões de três rodas![]() | ||
1932 | Início da exportação de camiões de três rodas para a China | ||
1949 | Início da exportação de camiões de três rodas para a India | ||
1957 | O valor acumulado de produção atinge 200 mil unidades![]() | ||
1960 | Apresentação do Mazda R360 Coupe - primeiro ligeiro de passageiros de 2 portas da Mazda | ||
1961 | Início da
cooperação técnica com a NSU/Wankel (da Alemanha) para a produção de motores
rotativos![]() | Apresentação da pick-up Mazda Serie B1500 | |
1962 | Apresentação do Mazda Carol - primeiro veículo Mazda de 4 portas | ||
1963 | O valor
acumulado de produção atinge 1 milhão de unidades![]() | ||
1964 | Conclusão
do cais de expedição Ver mais aqui | Apresentação do Mazda Familia/323 | |
1965 | Conclusão
da construção da pista de Testes de Miyoshi![]() | ||
1966 | Conclusão
dos trabalhos de construção da fábrica de veículos de passageiros Ujina No.1 em
Hiroshima![]() | ||
1967 | Início
das exportações para o mercado europeu | Apresentação do Mazda Cosmo Sport (110S) - o primeiro automóvel Mazda com motor rotativo | |
1968 | Apresentação do Mazda Familia Rotary Coupe (R100) | ||
1970 | Início
das exportações para os EUA![]() | Mazda
Familia atinge 1 milhão de unidades Ver mais aqui | Apresentação do Mazda Capella/626 Rotary (RX-2) |
1971 | Apresentação do Mazda Savanna (RX-3) | ||
1972 | O valor acumulado de produção atinge 5 milhões de unidades | Apresentação do Mazda Luce Rotary (RX-4) | |
1973 | O valor acumulado das exportações atinge 1 milhão de unidades | ||
1978 | O valor
acumulado da produção de veículos com motor rotativo atinge 1 milhão de
unidades | Apresentação do Mazda Savanna RX-7 | |
1979 | Ford Motor Company adquire 25% do capital Mazda | O valor
acumulado da produção atinge os 10 milhões de unidades | |
1980 | O Mazda Familia/323 recebe o título "Carro Japonês do Ano" | ||
1981 | Inauguração dos escritórios Mazda nos EUA e Europa, através da Mazda (North America), Inc. e Mazda Motors Representative Office, respectivamente | Apresentação do Mazda Cosmo/Luce (929) | |
1982 | Início da
produção na fábrica de Hofu (Japão) | O Mazda Capella/626 recebe o prémio "Carro Japonês do Ano" | |
1983 | Conclusão
da construção do Laboratório para Testes Aerodinâmicos no Centro de testes de Myoshi Ver mais aqui | ||
1984 | Alteração da designação social para Mazda Motor Corporation | ||
1985 | Abertura do Centro de Pesquisa Técnica em Hiroshima e do Global Road Circuit no Centro de testes de Myoshi | O Mazda RX-7 alcança o recorde da IMSA com 67 vitórias | |
1986 | O valor
acumulado de exportações automóveis atinge 10 milhões de unidades e o de
produção de veículos de motor rotativo atinge 1.5 milhões de unidades | ||
1987 | Início da
produção de automóveis Mazda (MX-6) nas instalações da Mazda Motor
Manufacturing (USA) Corporation (MMUC), em Flat Rock, Michigan, EUA; No Japão dá-se a abertura do Centro de Pesquisa de Yokohama Ver mais aqui | O valor acumulado de produção no Japão atinge 20 milhões de unidades | Apresentação do Mazda MX-6 e 121 / Ford Festiva (produzidos pela Mazda) |
1988 | Para
consolidação de funções no mercado americano, é criada a Mazda Motor of America Inc. (MMA) e a Mazda Research and Development of North America, Inc. (MRA); Na Europa é estabelecido o distribuidor europeu, Mazda Motor Europe (MME) | Apresentação do Mazda MPV no mercado norte-americano | |
1989 | A Mazda
inicia a importação de veículos Citroën para o mercado japonês Ver mais aqui | Apresentação
do MX-5 Miata, no salão automóvel de Chicago, EUA | |
1990 | Inauguração do Centro Europeu de I&D (MRE) na Alemanha | O valor acumulado de produção atinge os 25 milhões de unidades | |
1991 | Apresentação do HR-X, um
Concept-car com motor rotativo a hidrogénio e implementação de um sistema de código para a reciclagem de peças plásticas | O Mazda
787B com o nº.55 ganha as 24 Horas de Le Mans, a primeira vitória de um
automóvel Japonês e de um motor rotativo | Apresentação do Mazda MX-3 e do Proceed Marvie |
1992 | Mazda e Ford estabelecem um sistema de igualdade de quotas na Autorama, Inc. para
distribuição dos modelos Ford no mercado nipónico | O Mazda RX-7 vence a classe GTU, pelo 11º ano consecutivo, nas 24 Horas de Daytona | Apresentação do Mazda AZ-1, Mazda MS-8 e Xedos 6 |
1993 | Desenvolvimento
do conceito ASV (Advanced Safety Vehicle), sistema anti-colisão e outras
tecnologias de ponta em termos de segurança activa e passiva | O valor acumulado da produção da fábrica de Hofu atinge 3 milhões de unidades e a produção do MX-5 atinge 300,000 unidades | Apresentação do Mazda Xedos 9 com motor de ciclo Miller |
1994 | Abertura do museu da Mazda Ver mais aqui | Obtenção do certificado ISO 9002, o primeiro entre os construtores de automóveis Japoneses | |
1995 | Implantação
oficial em Portugal com a Mazda Motor de Portugal, Lda. Ver mais aqui | O valor acumulado de produção da série Familia/323 alcança os 10 milhões de unidades | Apresentação do Mazda Sentia e Bongo Friendee |
1996 | A participação da Ford na Mazda aumenta de 25% para 33.4% e com isso Henry D.G. Wallace é eleito presidente da Mazda, o primeiro não japonês à frente da companhia | Obtenção do certificado ISO 9001, primeiro entre os construtores de automóveis Japoneses e a produção acumulada de MX-5 alcança as 400,000 unidades | Apresentação do Mazda Demio |
1997 | Adopção do atual simbolo "M" da mazda | ||
1998 | Implementação da Mazda Motor Logistics Europe N.V. (MLE) | A fábrica de Hofu é distinguida com a certificação ISO 14001 | |
1999 | O valor
acumulado de produção do MX-5 alcança 500.000 unidades entrando para o livro dos recordes do Guiness | Apresentação do Mazda Premacy | |
2002 | Produção na fábrica de Hofu atinge 5 milhões de unidades | Apresentação do Atenza/Mazda6 que incorpora o novo slogan da marca, Zoom-Zoom | |
2004 | O valor acumulado de produção do MX-5 alcança 700.000 unidades | ||
2005 | Criado o escritório para gestão das operações na China, Mazda Motor (Shanghai) Business Management & Consulting Co., Ltd. | O Mazda MX-5 recebe o prémio "Carro Japonês do Ano" | |
2006 | Apresentação do Mazda CX-7 | ||
2007 | O valor acumulado de produção do MX-5 alcança 800.000 unidades | ||
2008 | Mazda2 ganha "World Car of the Year" | ||
2011 | O valor acumulado de produção do MX-5 alcança 900.000 unidades | ||
2012 | Criação do blog Mazda Notícias | O Mazda CX-5 recebe o prémio "Carro Japonês do Ano" | Apresentação do Mazda CX-9 e CX-5, um
novo SUV que adopta toda a extensão de tecnologias Skyactiv e a linguagem de
estilo Kodo-Soul of Motion |
2013 | Mazda atinge 10 milhões de veículos vendidos nos EUA e a fábrica de Hofu alcança produção acumulada de 10 milhões de veículos | ||
2014 | Inicia-se a produção do Mazda Axela/Mazda3 na MMVO, uma fábrica no México Ver mais aqui | O Mazda Demio/Mazda2 recebe o prémio "Carro Japonês do Ano". | |
2015 | O Mazda MX-5 recebe o prémio "Carro Japonês do Ano" | Apresentação do Mazda CX-3 | |
2016 | Mazda MX-5 vence "World Car of the Year" e "World Car Design of the Year" e a produção acumulada do roadster atinge 1 milhão de unidades Ver mais aqui | Apresentação
na China do Mazda CX-4 | |
2017 | Toyota
e Mazda assinam um acordo de aliança de negócio e capital; Inaugurado o Museu Mazda Classic Frey em Augsburg, Alemanha Ver mais aqui | Apresentação do Mazda CX-8 | |
2018 | A produção acumulada da Mazda
no Japão atinge 50 milhões de veículos Ver mais aqui | ||
2019 | Apresentação do Mazda CX-30 e do MX-30, primeiro 100% EV da marca | ||
2020 | Centenário da fundação
da companhia | Mazda3 vence "World Car Design of the Year" |
Translate
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
Mazda 100 anos - Cronologia
Apresentamos uma cronologia dos últimos 100 anos da Mazda. Uma das mais completas que poderão encontrar com algumas imagens e links que ajudam a documentar cada referência.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário